<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Artrite reumatoide: «A reabilitação é um processo de longo prazo, dependendo do grau e tipo de deformidade e atividade da doença», Tiago Lopes, médico fisiatra

15 Abril 2025
Sandra M. Pinto

A artrite reumatoide é uma doença reumática inflamatória que se manifesta sob a forma de uma poliartrite (definida pelo envolvimento de três ou mais articulações), bilateral (afeta articulações nos dois lados do corpo), simétrica (atinge as mesmas articulações dos dois lados do corpo), progressiva, destrutiva e deformante.

A causa da artrite reumatoide é desconhecida, estando contudo identificados vários fatores de risco, como as infeções, a genética e as alterações hormonais. Além do tratamento medicamentoso, é recomendada a realização de fisioterapia para ativar as articulações, fortalecer a musculatura e aliviar os sintomas.

O exercício tem um papel importante na manutenção e recuperação em pacientes com artrite reumatoide. O fortalecimento muscular e treino de atividades de vida diária, por vezes com recurso a instrumentos que podem auxiliar na realização de tarefas.

Desta forma, a fisioterapia deve ser considerada, com um plano de reabilitação definido pela sua equipa médica. Este deve ter em conta as articulações afetadas e, claro, como é que a doença está a evoluir, como alerta em entrevista à Forever Young, Tiago Lopes, médico fisiatra da Clínica Espregueira no Porto

Veja a entrevista aqui: