A foliculite nas nádegas é uma infeção e inflamação da unidade pilossebácea, ou seja, dos pelos. Essa infeção gera uma inflamação, que pode ser leve, moderada ou grave, nos folículos pilosos, causando uma obstrução desse pelo. Por isso, aparecem as bolinhas avermelhadas, que podem dar comichão.
O problema pode acontecer em várias partes do corpo, como braços, nádegas e pernas. Geralmente aparece após a adolescência, tendo uma influência hormonal.
A principal causa da infeção desses pelos acontece por bactérias que colonizam habitualmente a pele, como o Staphylococcus aureus. Uma quebra na barreira cutânea também predispõe o aparecimento dessa bactéria.
Além da bactéria, há mais algumas possíveis causas: imunidade baixa, indivíduos com acne ou dermatite atópica, quem permanece muito tempo sentado, roupas apertadas e sintéticas, uso de lâminas de barbear, sobrepeso, tendência genética, entre outras causas.
A pseudofoliculite, por exemplo, não é apenas causada pela infeção bacteriana do pelo, mas também tem como principal causa o uso de lâminas de depilação.
A foliculite nas nádegas pode incomodar as mulheres, devido à sua textura e à vermelhidão.
Cuidado com a escolha da roupa
O tecido da roupa pode desencadear ou piorar ainda mais a foliculite nas nádegas. As roupas mais leves e com tecido de algodão costumam ser as medidas terapêuticas iniciais.
Faça uma esfoliação
A esfoliação é uma ótima aliada no tratamento do problema. Pode ser feita na área de 1 a 2 vezes na semana.
Utilize sabonetes antissépticos
O uso de sabonetes antissépticos e antibacterianos na região durante o banho é um passo importante do tratamento. É primordial a paciente não ficar reutilizando a lâmina de barbear ou de depilação durante muitos dias (o ideal é trocar a cada 5 dias).
Hidrate a pele
Outro cuidado que pode ajudar a prevenir e tratar a foliculite nas nádegas é a hidratação. Use hidratantes corporais ou óleos, pois ajudam bastante.