O leite e os seus derivados desempenham um papel importante na dieta mediterrânea, sendo que a recomendação é consumir laticínios diariamente, pois fornecem um alto teor de fibras e nutrientes benéficos ao corpo, entre outros componentes.
O nutricionista Bartek Szemraj, explica que existe um tipo específico de leite que não recomenda manter no frigorifico: aqueles que passam por Tratamento de Ultra Alta Temperatura (UHT) .
Este é um dos mais comuns nas lojas. «o processo pelo qual passa aumenta a vida útil do produto, mas destrói enzimas valiosas para o corpo e modifica parcialmente a estrutura das proteínas».
De acordo com a BBC, «é justamente nesse processo de aquecimento em altas temperaturas que ocorre a alteração das proteínas do leite», mais especificamente, aqueles que contêm soro dissolvem-se. Esse processo é conhecido como “reação de Maillard”, destaca o canal britânico.
Quanto às enzimas, o processo faz com que uma série delas se desintegrem, por isso surgem uma variedade de compostos de enxofre.
Nesse sentido, o especialista conclui que o corpo tem mais dificuldade em digerir esse leite, e o «seu valor nutricional é mais pequeno do que o do leite fresco».