<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Universidade Católica inaugura escape room sobre o cérebro e as Neurociências

19 Julho 2025
Forever Young

Aberto ao público mediante inscrição, o novo espaço interativo alia ciência, raciocínio e trabalho em equipa.

A Universidade Católica Portuguesa (UCP) lançou “The Brain Unlocked”, um escape room dedicado ao cérebro e às Neurociências, onde os participantes são desafiados a resolver enigmas em equipa, combinando lógica, destreza e espírito colaborativo.

Inspirado no desaparecimento fictício de uma cientista da instituição, o cenário conduz os visitantes por uma série de desafios relacionados com as Neurociências, na busca de uma mensagem encriptada que revela a existência de um laboratório secreto e pistas sobre o paradeiro da investigadora.

Localizado na sede da UCP, em Lisboa, o escape room está aberto ao público mediante inscrição prévia através do email saude.sede@ucp.pt. As sessões decorrem às terças e quintas-feiras, entre as 10h00 e as 12h00 e das 15h00 às 17h00, com entrada gratuita.

A iniciativa surge no âmbito da nova licenciatura em Neurociências de Sistema e Cognitiva (Systems and Cognitive Neuroscience), a primeira do género em Portugal, com início previsto para setembro. Segundo Filipa Ribeiro, coordenadora do curso, “esta experiência foi concebida para despertar a curiosidade científica e promover a literacia em Neurociência, mostrando as suas aplicações crescentes em diversas áreas do conhecimento”.

O novo curso é fruto de uma colaboração entre a Faculdade de Ciências da Saúde e Enfermagem e a Faculdade de Medicina da Católica, sendo lecionado integralmente em inglês. Com um perfil interdisciplinar, prepara os estudantes para carreiras em domínios como a Ciência de Dados, Neurociência Computacional, Neurotecnologia e Indústria Farmacêutica e Biotecnológica. Além disso, abre caminho para a investigação científica e formação avançada, incluindo mestrados e doutoramentos.

A formação assenta em bases científicas sólidas, combinando conhecimentos fundamentais com competências analíticas. Disciplinas como Biologia Celular e Genética ou Neurociências da Perceção e da Ação permitem compreender em profundidade o funcionamento do sistema nervoso, desde os mecanismos celulares até aos processos sensoriais e cognitivos.