Partilhar

Vai de férias para um destino tropical? Não corra riscos (siga estes conselhos)

Visitar destinos exóticos é uma delícia, mas pode trazer sérios riscos à saúde. Saiba o que pode acontecer nas suas próximas férias e como se prevenir.

17 Julho 2019
Forever Young

Os destinos exóticos escondem, muitas vezes, condições sanitárias deficientes e microrganismos que podem causar desde as incómodas diarreias a doenças graves, como malária e febre-amarela. Se viajar sobretudo para países da África, Ásia ou América do Sul, deve fazer a consulta do viajante, pelo menos um mês antes. Encontra-a nos centros de saúde e hospitais públicos e também no privado.

Início

Em muitos destinos exóticos é exigida a vacina da febre-amarela e, dependendo da zona, poderá ser necessário tomar a das hepatites A e B. Nalguns destinos de África e Ásia, é recomendado o reforço da vacina da poliomielite e a da cólera, neste caso, se houver surto. A vacina da raiva é indicada se estiver em contacto próximo com animais.

Vacinas recomendadas na consulta do viajante
África norte Tifóide
Raiva
Hepatites A e B
central Tifóide
Meningite
Raiva
Poliomielite
Febre amarela
Hepatites A e B
sub-sariana Tifóide
Poliomielite
Raiva
Hepatites A e B
Ásia médio oriente Meningite
Raiva
Tifóide
Hepatites A e B
China Tifóide
Hepatites A e B
India e sudoeste Tifóide
Encefalite japonesa
Raiva
Poliomielite
Hepatites A e B
América central Raiva
Hepatites A e B
sul Febre amarela (algumas regiões no Brasil e Venezuela)
Raiva
Hepatites A e B
Europa central Encefalite transmitida por carraças

 

Utente prevenido

Quando for à consulta, leve o boletim de vacinas e vá preparado para fornecer detalhes sobre a viagem: duração, itinerário, zona rural ou urbana, características do alojamento, transporte, atividades a desenvolver, se as refeições são por sua conta ou fazem parte do pacote de viagem e se a deslocação deve-se a trabalho ou lazer, entre outros.

Os destinos exóticos escondem, muitas vezes, condições sanitárias deficientes e microrganismos que podem causar desde as incómodas diarreias a doenças graves, como malária e febre-amarela.

O médico poderá ainda questioná-lo sobre os seus antecedentes de saúde: doenças, cirurgias e medicamentos que toma habitualmente.

Cuidados vitais

Na consulta, informe-se sobre as medidas a tomar antes, durante e após a viagem: além das vacinas, quais os cuidados a ter com a higiene pessoal, a água e os alimentos e os produtos a levar no estojo de primeiros socorros.

Poderá ainda obter informações sobre a assistência médica e condições de segurança no destino, bem como alguns sintomas que devem levá-lo ao médico. Entre estes, estão a febre e a diarreia.

Os doentes crónicos, grávidas, idosos e crianças exigem cuidados especiais. Nalgumas situações, é preciso um relatório do médico a indicar as limitações do doente, para receber a assistência necessária. É o caso de doentes com problemas respiratórios ou cardíacos, que podem precisar de oxigénio no avião.

Por fim, pode ser aconselhado a voltar à consulta ou a falar com o seu médico de família logo que regresse, para verificar se tudo está bem. Esta consulta é obrigatória em caso de febre, sobretudo em caso de diarreia, lesões na pele ou outros sinais que considere estranhos.

 

Conselhos úteis

  • Junte um estojo de primeiros socorros à bagagem para fazer face a pequenos problemas, com antissético, pensos rápidos e ligaduras.
  • Leve protetor solar, repelente de insetos (de preferência, com DEET na composição), soluções reidratantes e analgésicos.
  • Use apenas água engarrafada ou fervida para beber, lavar os dentes e a cara.
  • Nunca tome refrescos com gelo e coma apenas fruta descascada por si.
  • Evite mariscos, alimentos crus ou mal passados.
  • Para proteger-se dos mosquitos, sobretudo a partir do entardecer, use vestuário com mangas compridas, calças, meias e sapatos fechados. Evite produtos de higiene muito perfumados.
  • Verifique o interior dos sapatos antes de os calçar.
  • É aconselhável contratar um seguro de viagem, dado que os serviços de saúde nem sempre estão bem organizados e os cuidados médicos podem ser escassos. Se houver um acidente, pode não ter a assistência necessária e a repatriação, em geral, é difícil e cara.

– Para mais informações consulte este link

 

 

 

Mais Recentes

Pingo Doce abre o primeiro restaurante em Portugal com pagamento por Inteligência Artificial

há 6 horas

Celeste adoça a Páscoa com o irresistível Folar de Limão

há 6 horas

Amoreiras Shopping Center apresenta Via Sacra num cenário imponente e interativo

há 6 horas

Taberna Londrina inaugura (amanhã) o terceiro restaurante em Lisboa

há 6 horas

À atenção de pais e avós: cyberbullying – 6,1% dos jovens até aos 18 anos já foram vítimas

há 7 horas

Unidade hoteleira 5 estrelas lança sobremesa inspirada no famoso Chocolate do Dubai

há 7 horas

PEN Norte-americano atribui a Mia Couto o Prémio PEN/Nabokov 2025

há 7 horas

Rock ‘n’ Metro acontece já amanhã no Metropolitano de Lisboa: saiba onde e a que horas

há 8 horas

Experiência à beira-Tejo que vai seduzir os apreciadores dos melhores vinhos portugueses

há 8 horas

NASA oferece quase 3 milhões de euros a quem recuperar as 96 malas deixadas pelos astronautas na Lua (não imagina o que têm lá dentro)

há 10 horas

Doença de Parkinson: «Ajudar a melhorar o dia a dia de um doente é um ato de amor e dedicação», Ricardo Azevedo, diretor técnico Espaço Avós

há 10 horas

«Este é o erro comum que faz com que massa fique mais calórica», revela especialista

há 10 horas

Quer pagar menos de luz? Veja aqui como (e saiba também quais os fornecedores mais baratos)

há 11 horas

EMEL já pode multar também por infrações ao Código da Estrada: vai criar uma unidade de fiscalização especial para alguns veículos em particular

há 11 horas

Novas suites La Première da Air France já levantaram voo entre Paris-CDG e Nova Iorque-JFK

há 12 horas

Este folar de Páscoa inspirou-se num doce conventual de Amarante (ninguém lhe resiste)

há 12 horas

Hospital Lusíadas Monsanto leva a palco peça de teatro sobre Alzheimer

há 12 horas

Restaurante CITRUS recebe certificação internacional “The PLEDGE on Food Waste”

há 14 horas

Rainha Camilla revela o “segredo” do seu casamento feliz com o Rei Carlos

há 14 horas

Depois da tablete viral, surge a tarte de chocolate do Dubai (que todos vão querer experimentar)

há 14 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.