À atenção dos apreciadores de chocolate amargo: será que tem benefícios para a saúde?

De acordo com os especialistas é o melhor chocolate que se pode comer.

Melhora o sistema cardiovascular
Uma série de benefícios para o sistema cardiovascular pode ocorrer após a ingestão regular de alimentos e bebidas que contenham cacau. Os chocolates com maior concentração de cacau têm ação vasodilatadora, melhoram a função vascular e têm atividades antiplaquetárias, prevenindo a formação de placa de gordura dentro das artérias.

Têm função antidiabética
Segundo um estudo sueco, o cacau e os seus flavonóis melhoram a sensibilidade à insulina, regulando o transporte de glicose e as proteínas sinalizadoras de insulina nos tecidos sensíveis à insulina (fígado, tecido adiposo e músculo esquelético), prevenindo efeitos oxidativos e danos inflamatórios.

Previne o ganho de peso
Estudos investigaram os efeitos preventivos ou terapêuticos do cacau e de seus constituintes contra a obesidade e a síndrome metabólica. Num estudo clínico, o cheiro de chocolate amargo foi avaliado para verificar a resposta do apetite. O chocolate produziu uma resposta de saciedade, reduzindo o apetite.

Melhora a microbiota intestinal
O intestino humano hospeda a microbiota intestinal, uma enorme coleção de microrganismos com papel fundamental no armazenamento de energia e distúrbios metabólicos.  Num estudo projetado para investigar a influência da alta ingestão de flavonoides de cacau no crescimento da microbiota fecal humana, os autores avaliaram que a ingestão de 494 mg de flavonoides de cacau/dia durante quatro semanas teve um efeito significativo no desenvolvimento da microbiota intestinal.

Ajuda o sistema nervoso
Os polifenóis (micronutrientes) do chocolate preto podem atuar no sistema nervoso central (SNC) e nas funções neurológicas através da libertação de óxido nítrico (neurotransmissor), responsável pela vasodilatação e aumento do fluxo sanguíneo cerebral que fornece oxigênio e glicose aos neurónios, levando ao aumento na formação e manutenção de vasos sanguíneos no hipocampo.

Estimula a felicidade
Segundo estudos, a ingestão de chocolate está ligada também a aspetos emocionais, ao aumentar a síntese cerebral de serotonina, a famosa hormona da felicidade e que produz uma sensação de energia e prazer.

Possui efeito afrodisíaco
O chocolate exerce vários efeitos sobre a sexualidade humana, atuando principalmente como afrodisíaco.

Previne a anemia
Rico em ferro, o cacau também pode ajudar a prevenir a anemia.

Ajuda a manter a saúde da pele
Não causa espinhas, ao contrário do que muitos acreditam. Devido à alta concentração de cacau na sua fórmula, o chocolate amargo é um aliado da saúde da pele, pois as suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias ajudam a conferir luminosidade e hidratação ao tecido cutâneo, além de auxiliarem na proteção aos danos dos raios UV, prevenirem rugas e combaterem os radicais livres.

Ler Mais