A história pouco conhecida da divisão de motos da Audi

Não se trata de um facto muito conhecido, mas a Audi também se destacou em tempos pela sua divisão de motos.

Na verdade, não a Audi, mas a sua antecessora, a DKW, marca que se revela fundamental para a existência da Audi na atualidade.

De acordo com Thomas Frank, diretor da divisão Audi Tradition, “a marca DKW não só é uma parte importante da história da Audi AG como a conhecemos hoje. Sem a DKW talvez a Audi não existisse mais”, referindo-se aos anos de enormes dificuldades que a companhia de Ingolstadt atravessou após a Segunda Guerra Mundial quando a Auto Union se empenhou num novo início em Ingolstadt após a sua dissolução na Saxónia.

Com efeito, foram as motos e os carros da DKW com motores a dois tempos que ajudaram a Audi a recuperar.

Um desses exemplos foi a DKW Ore 250 de 1928, que durante muito tempo marcou uma geração nas competições de motos naquela cilindrada. As motos da DKW revelaram-se bem-sucedidas nas competições de 250 cc em praticamente toda a Europa antes da Segunda Grande Guerra, como por exemplo na Tourist Trophy de 1938, por intermédio de Ewald Kluge.

Foi, aliás, em honra desse triunfo que a Audi Tradition participou na ‘Classic TT’ da Ilha de Man em 2013, com uma DKW SS 250 de 1938 totalmente reconstruída – datada de 1938 –, ainda que a moto tripulada por Kluge já não exista. Na verdade, todas as DKW ULD 250 que foram inscritas pela fábrica já foram destruídas ou desapareceram sem deixar rasto.

Mas no historial das duas rodas da Audi há ainda espaço para um protótipo muito especial desenvolvida em segredo e muito mais recente. Com motor de quatro cilindros refrigerado a água de um Audi 50, o departamento de desenvolvimento da Audi chegou a prefigurar um protótipo para uma moto em 1976. Contudo, devido a considerações estratégicas e de produção, o protótipo único da Audi Z02 nunca passou de um projeto.

Esta Z02 estará em exposição no Techno Classica de Essen, na Alemanha, a par de alguns outros modelos emblemáticos da marca dos quatro anéis.

Ler Mais
Artigos relacionados
Comentários
Loading...

Multipublicações

Marketeer
Josefinas abre lojas pop-up em Braga e Lisboa
Automonitor
Lexus estreia primeiro elétrico UX 300e na China