De muitas maneiras, os avós são as pessoas ideais para apoiar os netos no desenvolvimento das suas habilidades, dons e talentos. Um avô ou uma avó tem uma perspetiva diferente sobre a infância e a vida do que a maioria dos pais.
Como podem os avós ajudar os netos a desenvolver os seus dons, talentos e a criatividade?
- Olhe para a criança com amor, pois quando olha nos olhos deles com amor e total aceitação, transmite-lhes força, ajudando-os a sentirem-se mais confiantes.
- Escute. Crie o hábito de dedicar algum tempo para ouvir o seu neto – as suas perguntas, preocupações, ideias e entusiasmo. Esteja presente e emocionalmente disponível, atento de uma forma que os pais muitas vezes conseguem pois não têm tempo.
- Incentive o sentimento de admiração pelo comum. Reservar tempo para saborear com eles a forma como o vento por entre as árvores, a sensação da areia entre os dedos dos pés, o som da neve num dia frio de inverno ou o sabor das uva.
- Ouça os interesses e ajude-o a dar o próximo passo. Você pode ser a melhor pessoa na vida deles para fazer perguntas importantes e apoiá-los no desenvolvimento das suas curiosidades e interesses. Com base neles ajude-os a levá-los mais longe.
- Incentive a persistência, a paciência e o trabalho árduo. Quando a persistência, a paciência e o trabalho árduo se transformam em hábitos mentais – o que acontece com a prática -, os interesses do seu neto transformam-se em habilidades, as quais se tornam em pontos fortes. E é daí que vêm a inteligência , a criatividade e o génio.