Benefícios emocionais do uso de máscara? Conheça-os aqui

Uma máscara facial não nos protege apenas contra o contágio e propagação do vírus. É um simples gesto que nos ajuda igualmente a sermos melhores pessoas.

Existem inúmeras razões racionais e cientificas para promover o uso alargado de máscaras ao longo deste período de pandemia. O consenso dos especialistas é de que o uso de máscara é uma das formas mais eficazes de nos protegermos – a nós e aos outros – do coronavírus. É algo simples que todos podemos e devemos fazer.

De resto este tipo de hábito pode ainda ajudar a proteger a nossa pele de perigosos raios UV, reduzindo os efeitos mais negativos desta exposição. Diminuindo o risco de envelhecimento prematuro e cancro da pele.

[Leia também: Covid-19. 5 coisas que não deve (mesmo) fazer ao utilizar e lavar máscaras]

No entanto existem igualmente um conjunto de razões mais emocionais que podem justificar o uso deste tipo de máscara protetora. Descubra alguns dos fatores emocionais, listados pelo portal Psychology Today, que podem convencer qualquer um a colocar a sua máscara individual.

 

  1. Sentimento de responsabilidade

Quando usamos uma máscara sentimo-nos adultos responsáveis. Sabemos que estamos a fazer o que é indicado para proteger a saúde de todos. Isso faz-nos sentir bem.

 

  1. É um gesto educado

É bom sentir que estamos a respeitar as outras pessoas e que estamos a cuidar do seu conforto. Queremos garantir que as pessoas não se sentem desconfortáveis ao passar ao nosso lado e que não sentem a necessidade de passar para o outro lado do passeio.

 

  1. Pode ser confortável

Sendo certo que durante os meses de verão o uso de máscara se tornou claramente mais desconfortável devido às altas temperaturas e ao suor, a verdade é que a situação muda quando entramos nos dias mais frios. Uma máscara de pano em torno da sua boca e nariz pode agora ser agora algo bem mais confortável que nos ajuda a proteger contra os ventos frios de inverno.

 

  1. Permite esconder os nossos sentimentos

Se tem tendência para não conseguir nunca esconder aquilo que verdadeiramente sente, a máscara facial pode representar um aliado. Quando metade da nossa cara está coberta é mais fácil garantir que os outros não percebem exatamente tudo aquilo que estamos a sentir.

 

  1. Pode até fazer com que se sinta mais bonito/a

Algumas pessoas consideram os seus olhos como o aspeto mais atrativo da sua própria imagem. Ora, a máscara é capaz de dar um ainda maior destaque a esta região, fazendo sobressair a beleza do seu olhar. De resto, a máscara pode ainda ser considerado um acessório de moda que nos permite fazer conjugações interessantes com o resto do nosso look.

 

  1. Sente-se protetor

Sentir que estamos a cuidar ativamente de outras pessoas é algo que nos faz sentir bem. É um gesto altruísta que fortalece o nosso caráter e que pode elevar a nossa autoestima.

 

 

[Leia também: Covid-19. Soluções caseiras que pode utilizar como máscara facial]

 

Ler Mais
pub


Artigos relacionados
Comentários
Loading...