Pela frequência com que ocorrem no ambiente doméstico, muitas vezes as pessoas deixam de ter os cuidados necessários para cuidar delas.

Dependendo do tipo de lesão, ela é classificada de diferentes formas que vão desde pequenos cortes que afetam apenas os vasos sanguíneos capilares até lesões mais profundas, que afetam veias e artérias. Todos, independente da gravidade, precisam de ser avaliados com atenção e se preciso ser vistas pelo médico A seguir, dicas de como tratar destas lesões:

Cortes simples: pequenas lesões na pele que costumam afetar apenas pequenos vasos capilares são muito comuns. Para tratar da forma adequada, primeiro deve lavar as mãos com sabonete e água corrente. Com as mãos já limpas, o ideal é lavar também a ferida com água e sabonete, de preferência neutro. De seguida, aplique um antisséptico para eliminar bactérias e prevenir infeções e, se necessário proteja o ferimento com gaze.

Hemorragia venosa:
é quando o corte atinge alguma veia ou vaso maior. Neste caso, o sangramento costuma ser lento e contínuo. É necessário estancar o sangue com toalha, gaze ou pano limpo. Procure um médico para avaliação do ferimento e necessidade de pontos. 

 

Infeções: caso existam sinais de infeção, deve-se procurar um médico para se tomar antibióticos. A presença de secreções grossas e de cor forte, aumento da temperatura na ferida, vermelhidão, calor, inchaço ou pus podem ser sinais de que algo não está a correr bem na cicatrização. Também se deve ficar atento à existência de febre ou mal-estar.