«O programa “Estou Aqui” foi criado para ajudar a encontrar crianças e adultos que, por algum motivo, percam o contacto com os seus familiares, através de uma pulseira. Estas pulseiras possuem um código alfanumérico pessoal e intransmissível associado a uma base de dados da PSP. Assim, quem encontre uma pessoa que tenha perdido o contacto com os familiares só precisa de contactar o 112 e informar onde se encontra, facultando o código da pulseira», avança a DECO PROTeste.
Com esta informação, «a PSP contacta as pessoas identificadas nos contactos de emergência e desloca-se ao local para recolher a criança ou o adulto, de forma a garantir que estes reencontram as pessoas mencionadas no formulário de adesão».
Estas pulseiras são válidas em todo o território nacional e podem ser pedidas para pessoas residentes em Portugal, bem como para pessoas não residentes que, por exemplo, se desloquem ao País em férias, sublinha a DECO PROTeste
COMO PEDIR UMA PULSEIRA?
As pulseiras para crianças podem ser pedidas online, em www.estouaqui.mai.gov.pt. Preencha todos os dados pedidos e indique todas as informações que considere relevantes, nomeadamente os contactos de emergência que devem ser feitos caso a criança seja encontrada. A pulseira pode depois ser levantada na esquadra da PSP que escolher no momento da inscrição. É durante a recolha da pulseira que é verificado se a informação disponibilizada na inscrição está completa e se associa o código alfanumérico pessoal à pulseira. O pedido de uma pulseira para um adulto deve ser feito da mesma forma, mas através do site www.estouaquiadultos.mai.gov.pt.
As pulseiras para crianças dos 2 aos 15 anos são anuais. Por isso, todos os anos deve pedir uma nova. Já as pulseiras para adultos têm a duração de dois anos. Após esse período deve ser feito um novo registo. Depois de terminada a validade, a inscrição deixa de constar do sistema. Por isso, se deseja continuar a usar esta pulseira como meio adicional de segurança, deve fazer nova inscrição.
QUANTO CUSTA A PULSEIRA?
A pulseira é gratuita.
SE PERDER UM FAMILIAR COM PULSEIRA, POSSO SABER DE IMEDIATO O SEU PARADEIRO?
Estas pulseiras não possuem qualquer tipo de localizador GPS. Se perder um familiar que possua uma destas pulseiras, deve contactar a esquadra da PSP da área onde este foi visto pela última vez e fornecer toda a informação solicitada.
POSSO ALTERAR OS DADOS FORNECIDOS DURANTE A INSCRIÇÃO?
Os dados disponibilizados na inscrição podem ser alterados ou atualizados em qualquer momento. Para que a pulseira funcione corretamente nos momentos em que for necessário é fundamental que os dados estejam permanentemente atualizados. No caso de os dados estarem incorretos ou incompletos, a responsabilidade é de quem faz a inscrição. Para atualizar os dados, deve enviar um e-mail para estouaqui@psp.pt, solicitando a atualização.
PRECISO DE SER FAMILIAR PARA INSCREVER ALGUÉM NO PROGRAMA?
As crianças entre os 2 e os 15 anos podem ser inscritas por um dos pais ou qualquer outro responsável legal da criança. É ainda possível inscrever várias crianças em simultâneo que estejam a participar em atividades, grupos desportivos ou campos de férias. Nestes casos, a pessoa responsável pelas inscrições, como um professor ou um monitor, por exemplo, deve informar o responsável legal da criança sobre a adesão e inscrição no programa, e inserir os seus contactos na mesma. Se pedida no âmbito de um grupo, o número máximo de pulseiras que podem ser pedidas são 25.
As pulseiras para adultos podem ser usadas independentemente da idade ou condição e podem ser pedidas pelo próprio utilizador ou por um terceiro, como um cuidador ou uma instituição.
QUANTAS PESSOAS POSSO INDICAR NA LISTA DE CONTACTOS DE EMERGÊNCIA?
A lista de contactos é da pessoa que faz a inscrição, e nada impede que inclua várias pessoas. No entanto, devem ser organizadas por ordem de prioridade. Se alguém pretender ser incluído, só pode fazer o pedido se autorizado pela pessoa que fez a inscrição.
O QUE DEVO FAZER SE ENCONTRAR UMA PULSEIRA PERDIDA?
Deve entregá-la numa esquadra da PSP ou enviar um e-mail para estouaqui@psp.pt, com indicação do código alfanumérico que consta da pulseira.