A própolis e os seus (muitos) benefícios

Para conhecer aqui

 

A própolis é uma substância rica em aminoácidos, vitaminas e bioflavonoides e um poderoso antioxidante. A própolis é uma resina naturalmente produzida pelas abelhas a partir da seiva das árvores.

Na colmeia, a própolis é utilizada no preenchimento de espaços, como falhas e rachaduras, que podem servir de entrada ao frio e também a predadores; para embalsamar insetos ou outras abelhas intrusas que porventura entrem na colmeia; e também para recobrir as células que guardarão os ovos colocados pela rainha.

As propriedades biológicas da própolis estão diretamente ligadas à sua composição química, que pode variar conforme o ambiente no qual a colmeia está inserida, como temperatura, clima, tipo de vegetação circundante, época e técnica utilizada na colheita, assim como a espécie da abelha, mas é composta basicamente por material resinoso e balsâmico coletado pelas abelhas dos ramos, flores, brotos e pólen, além de cera e secreções salivares das abelhas.

Já foram identificados mais de 200 compostos no própolis. Mas, em geral, é composto por resina e bálsamo vegetal, cera, óleos essenciais e aromáticos, pólen e outras substâncias variadas, incluindo resíduos orgânicos.

Estudos comprovam a sua ação antibacteriana, sendo classificada como um poderoso antibiótico natural. A própolis, ao contrário dos antibióticos comuns, só destrói as bactérias prejudiciais à saúde, preservando as outras, como, por exemplo, as bactérias da flora intestinal. Outro fator muito importante é que as bactérias não criam resistência à própolis, como ocorre com os antibióticos sintéticos.

A própolis tem uma ação efetiva contra bactérias como a H. pylori, Salmonella, além de combater fungos como a Candida albicans e vírus como o do herpes e da gripe. A própolis, além de fortalecer o sistema imunológico, ainda combate os radicais livres.

Por conter uma grande quantidade de flavonoides, a própolis é um excelente anti-inflamatório.

Ler Mais


Artigos relacionados
Comentários
Loading...