É caracterizado pelo elemento terra, ou seja, é mais sólido, representando uma pessoa de pé no chão e conectada com coisas mais concretas.
Segundo o dicionário, a melancolia é uma tristeza profunda e duradoura. Isso não significa que o temperamento melancólico seja marcado por muita tristeza, mas por uma introversão que pode estar associada ao sentimento.
O melancólico pode demonstrar traços de muita extroversão quando está muito feliz.
Por causa da introversão, é comum que não procure novas amizades e aguarde o contato de outras pessoas.
Mistura os desafios de ter um grande desejo de ser amado e alimentar um relacionamento, mas ter dificuldades em expressar os próprios sentimentos.
Possui uma forte habilidade analítica, ao mesmo tempo que permite que as coisas sejam sentidas profundamente.
A combinação da sensibilidade com a capacidade de diagnóstico também costuma oferecer visões criativas e originais, muitas vezes artísticas.
A concentração nos momentos de introspeção pode oferecer momentos de sofrimento diante dos pensamentos filosóficos. Nesses momentos, o pessimismo faz com que o temperamento melancólico se reflita em quatros com tendência depressiva.
O sentimento de inferioridade e frustração muitas vezes vem do egocentrismo que cerca o temperamento. Ao interpretar o mundo e os fatos ao seu redor a partir de si como centro, pode gerar comparações focadas somente nas vitórias e qualidades dos outros.