Água de gengibre e os diversos benefícios para a saúde do organismo

O gengibre é uma raiz altamente benéfica para a saúde.

Além das propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, possui compostos fenólicos bioativos, conhecidos como gingeróis. Beber a água de gengibre pode proporcionar alguns benefícios ao organismo.

Estudos recentes referem que a bebida possui grande poder terapêutico em doenças crónicas e ajuda no alívio de náuseas e enjoos.

Como fazer

De acordo com os especialistas, o consumo diário para adultos deve ser de 4 a 16 mg de gingeróis, ou seja, cerca de 500 mg a 2 g de gengibre em pó. Para preparar a água de gengibre, a mistura deve ser feita com uma colher de chá de gengibre para cada 500 ml de água.

A água de gengibre pode ser consumida antes, durante ou após as refeições. Também se pode preparar o chá de gengibre: a raiz precisa de ser fervida durante 10 minutos, e deve descansar durante 5 minutos antes de ser bebida.

Benefícios

O gengibre possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Também é rico em fibras, gingerol, vitamina C e B6 (piridoxina), fósforo, ferro e capsaína.

Ajuda a emagrecer
Segundo alguns estudos, beber um copo de água de gengibre antes das refeições auxilia no emagrecimento, ou seja, na diminuição do IMC (Índice de Massa Corporal). Isso acontece devido à ação termogénica do gengibre.

Anti-inflamatório
Atua na proteção muscular e do sistema nervoso, protegendo os neurónios.

Auxilia no tratamento de doenças crónicas
A bebida auxilia no tratamento e prevenção de doenças crónicas não-transmissíveis, como diabetes, bronquite, asma, doenças arteriais coronarianas e cerebrovasculares, hipertensão e esteatose hepática.

Ajuda ao bom funcionamento do sistema digestivo
Como é rico em fibras, ajuda no combate da azia, má digestão e gases intestinais.

Tratamento da artrite
Alivia a dor nas articulações causada pela artrite.

Aumenta a imunidade
A água de gengibre atua prevenindo a ação de substâncias que causam danos às células.Também fortalece o sistema imunológico e melhora o humor.

Reduz a fadiga
Devido às suas propriedades anti-inflamatórias, ajuda a reduzir a fadiga e a inflamação pós-treino.

Auxilia na hidratação corporal
Ajuda a manter o corpo hidratado.

Ler Mais


loading...
Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

+ 53 = 63