Além da covid-19 conheça mais 11 doenças causadas por vírus

É importante que a doença causada por vírus seja identificada corretamente, pois só assim é possível que o médico indique o tratamento mais adequado.

COVID-19
A COVID-19 é uma doença infecciosa causada pelo vírus SARS-CoV-2, que pode ser transmitido de pessoa para pessoa por meio da inalação de gotículas de secreções respiratórias que podem ficar suspensas no ar quando a pessoa contaminada por esse vírus tosse ou espirra.

Gripe
A gripe é a virose mais comum, sendo principalmente causada pelo vírus Influenza. É mais comum a gripe acontecer durante o inverno, porque durante esse período é comum as pessoas permanecerem mais tempo em ambientes fechados, com pouca circulação de ar e com grande quantidade de pessoas.

SIDA
A Síndrome da Imunodeficiência Humana Adquirida, é uma infeção sexualmente transmissível causado pelo vírus HIV que pode ser transmitido de uma pessoa para outra através de uma relação sexual desprotegida. É possível que a pessoa seja portadora do vírus do HIV e não desenvolva a doença, no entanto, em alguns casos, o vírus consegue multiplicar-se no corpo, interferindo diretamente no funcionamento do sistema imunológico, favorecendo o desenvolvimento da SIDA e de complicações graves associadas à doença.

Poliomielite
A poliomielite é uma doença causada pelo poliovírus. Este vírus está naturalmente presente no intestino e, por isso, a transmissão pode acontecer através do contato com objetos, fezes, alimentos ou água contaminados ou através do contato com secreções de uma pessoa infetada. No entanto, o contato com o vírus não leva necessariamente ao desenvolvimento da doença, principalmente em pessoas com o sistema imune intacto e/ ou que foram vacinadas contra essa doença, cuja primeira dose é indicada aos 2 meses de idade.

Dengue, zika e chikungunya
São doenças causadas pelo  mosquito Aedes aegypti, no entanto são causados por vírus diferentes e que podem levar ao desenvolvimento de diferentes sintomas. Os sintomas de dengue, zika e chikungunya podem ser semelhantes. Nos casos de dengue, os sintomas podem durar entre 2 a 7 dias e pode haver febre, dorres no corpo, de cabeça, manchas vermelhas na pele e comichão leve. No caso do zika, além dos sintomas de dengue, é também verificado vermelhidão nos olhos e dor à sua volta, além de que a dor nas articulações é mais intensa.

Hepatite
Doença causada pelo vírus da hepatite caracterizada pela inflamação do fígado. Há diversos tipos de hepatite que variam de acordo com o agente responsável e do modo de transmissão. Os principais tipos de hepatite são A, B e C. Os sintomas de hepatite podem surgir poucos dias após o contato com o vírus, podendo haver dor de cabeça, sensação de mal estar geral, inchaço abdominal, náuseas, vómito, cor amarelada na pele e nos olhos, fezes claras e urina escura.

Herpes
É causado pelo vírus Herpes simplex, que, dependendo da via de transmissão, pode levar ao aparecimento de sintomas na boca, olhos ou região genital, sendo nesse último caso classificada como infeção sexualmente transmissível. O principal sintoma de herpes é o aparecimento de bolhas ou feridas com borda avermelhada.

HPV
Infeção sexualmente transmissível causada pelo HPV, também conhecido como Papilomavírus humano, que pode ser transmitido através de uma relação sexual desprotegida. É importante que a infeção pelo HPV seja identificada ainda nos estágios iniciais, pois assim é possível iniciar o tratamento com o objetivo de diminuir o risco de desenvolvimento de cancro de colo de útero, no caso das mulheres. O principal sintoma é o aparecimento de verrugas na região genital, que podem surgir na vulva e nos pequenos e grandes lábios, no caso das mulheres, e no corpo do pénis, saco escrotal e ânus, no caso dos homens.

Febre amarela
A febre amarela é uma doença causada pelo vírus do género Flavivirus, que pode ser transmitido às pessoas através da picada do mosquito Haemagogus sabethes ou Aedes aegypti infectado. Os sintomas da febre amarela podem surgir até 6 dias depois da picada do mosquito infetado, podendo haver dor de cabeça forte, febre, calafrios, maior sensibilidade à luz, dor muscular e aumento dos batimentos cardíacos.

Varicela
Doença infeciosa causada pelo vírus varicela-zóster, que é altamente contagiosa. É mais comum de acontecer em crianças que não tomaram a vacina ou não completaram o esquema vacinal. O sintomas mais característico é o aparecimento de bolinhas vermelhas por todo o corpo, que podem conter líquido e que dão muita comichão.

Papeira
Doença infeciosa causada pelo vírus da família Paramyxoviridae, que pode ser transmitido através da inalação de gotículas que ficam suspensas no ar quando a pessoa infetada tosse ou fala. Ao infetar a pessoa, o vírus instala-se nas glândulas salivares, levando ao aparecimento dos sintomas. Apesar de ser mais frequente nas crianças, também pode acontecer nos adultos, principalmente naqueles que não foram vacinados.

Ebola
Doença grave e altamente contagiosa. A transmissão do vírus pode acontecer através do contato com fezes, secreções, urina ou vómito de pessoas contaminadas, assim como através do contato com objetos e/ ou superfícies infetadas. Os sintomas costumam surgir até 21 dias após o contato com o vírus e inicialmente são semelhantes aos de uma gripe, como febre, enjoo, dor de garganta, cansaço excessivo e dor de cabeça. No entanto, à medida que o vírus se multiplica e a doença evolui, é possível existirem sintomas indicativos de gravidade, como vómito e diarreia com sangue, manchas ou bolhas de sangue na pele e sangramentos pelo nariz, ouvido, boca ou região íntima, por exemplo.

Ler Mais


Artigos relacionados
Comentários
Loading...