Partilhar

Alergia ou infeção? Cientistas descobrem o que distingue estas duas respostas do sistema imunitário

Equipa de cientistas liderada por Luís Graça, investigador principal no iMM, descobre como é regulada a produção de anticorpos nas duas situações, o que abre a porta à descoberta de novas terapias para doenças alérgicas, sem afetar resposta do sistema imunitário contra infeções.

4 Junho 2024
Sandra M. Pinto

A produção de anticorpos, essencial para a proteção do nosso organismo contra infeções, é muito bem regulada através da ação de um subtipo específico de células do sistema imunitário, os linfócitos auxiliares foliculares. Agora, uma equipa liderada por Luís Graça, investigador principal no Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes (iMM) e Professor da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa,

Luís Graça, investigador principal no iMM e líder da equipa de investigação.

dedicou-se à caracterização detalhada do funcionamento destas células, num artigo publicado hoje na prestigiada revista científica Cell Discovery*, e descobriu que este tipo de células pode ser dividido em dois grupos: as células que promovem a produção de anticorpos para defesa contra infeções por vírus e as células associadas à produção de anticorpos envolvidos na defesa contra parasitas e nas alergias. A compreensão dos mecanismos de funcionamento destes dois conjuntos de células pode abrir caminho à descoberta de novas terapias para doenças alérgicas, sem afetar a reposta benéfica do sistema imunitário contra infeções.

“Utilizámos técnicas de biologia computacional para identificar os genes que estão ativos nos linfócitos auxiliares foliculares envolvidos na produção dos dois tipos de anticorpos. Tirando partido de métodos de inteligência artificial conseguimos caracterizar os genes que estão associados aos anticorpos envolvidos na resposta contra infeções por vírus ou na defesa contra parasitas e nas alergias”, explica Saumya Kumar, primeira co-autora do artigo. “Após conhecermos estes dados, usamos técnicas avançadas de microscopia que permitem associar a informação sobre os genes ativos com a localização das células no organismo. Assim, descobrimos que as células com os genes que identificamos nos modelos computacionais associadas a infeções por vírus surgem, de facto, quando o organismo é infetado por um vírus”, continua Afonso Basto, também primeiro co-autor do artigo.

“Estas descobertas definem novos alvos moleculares que poderão ser usados no desenvolvimento de terapias para regular a produção de anticorpos em doenças como a alergia ou autoimunidade. Potencialmente, poderão permitir diminuir a produção de anticorpos associada com estas doenças sem reduzir a capacidade de produzir anticorpos críticos para as nossas contra infeções virais”, diz Luís Graça, sobre a relevância do trabalho. “É como se até agora todas estas células estivessem dentro de um saco negro e quando a resposta imunitária mediada por anticorpos estava alterada, não sabíamos o que acontecia dentro desse saco. Este trabalho coloca estas células à vista e permite-nos começar a saber como controlar a reposta de cada grupo de células de forma independente”, acrescenta.

Para conseguir desenvolver este trabalho foi necessário juntar uma equipa composta por especialistas em medicina, biologia e ciências computacionais, mostrando a importância da multidisciplinaridade e da colaboração para compreender o funcionamento das células em saúde e em doença. Nas palavras de Luís Graça “cada vez mais, as equipas científicas assemelham-se a orquestras com especialistas em diferentes instrumentos”.

Mais Recentes

Papa Francisco: «continua com quadro clínico “complexo” e apresenta pneumonia bilateral», informa o Vaticano

há 8 horas

Dia Internacional da Síndrome de Asperger: «Precisamos de mais e melhores conversas e de mais empatia», Marta Amorim, especialista em Genética Médica

há 10 horas

Quase 119 mil pessoas morreram em 2024, das quais 255 crianças com menos de um ano

há 10 horas

Casas com seguros para risco sísmico sem evolução desde o sismo de agosto

há 10 horas

Especialistas alertam: «este é o pior local para guardar a garrafa de azeite»

há 11 horas

A eterna pergunta tem agora resposta: tomar banho de manhã ou à noite? Especialista esclarece

há 12 horas

Este hábito comum entre os condutores portugueses dá multa: podem ter de pagar até 20 mil euros (em Espanha)

há 13 horas

«Asteroide com o tamanho da Estátua da Liberdade pode colidir com a Terra atingindo estes países», revela a NASA

há 13 horas

Óbito: Morreu o químico Francesco Rivella, conhecido como “Pai da Nutella”

há 15 horas

Esta coleção celebra a feminilidade com peças elegantes e versáteis

há 15 horas

Capítulo Restaurant & Bar apresenta nova carta e uma nova seleção de cocktails de autor

há 15 horas

Opinião: «HPV e fertilidade: infeção afeta ambos os sexos», Catarina Marques, ginecologista

há 15 horas

Sonha com umas férias na neve? Conheça as melhores estâncias de esqui com voos a partir de Portugal

há 15 horas

Romance gráfico premiado internacionalmente chega agora a Portugal

há 15 horas

Se quer festejar o “Carnaval mais Português de Portugal” esta pode ser uma opção

há 15 horas

Autoridades alertam: «este produto de higiene que tem em casa pode dar resultado positivo em testes de alcoolemia»

há 16 horas

“Usado, bom estado ou como novo”: aprenda a ler a linguagem das compras em segunda mão

há 16 horas

“Sexopausa”: venha descobrir como funciona o desejo sexual nas mulheres durante a menopausa

há 17 horas

Até ao fim do mês de fevereiro estes 3 signos vão ser abençoados com muita sorte (e dinheiro)

há 17 horas

Quer poupar energia em casa e reduzir a fatura energética? Siga estas 6 dicas

há 17 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.