Odistrito da Guarda apresenta esta segunda-feira risco extremo de exposição à radiação ultravioleta (UV) e os outros 17 distritos estão com níveis muito elevados, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O IPMA prevê para esta segunda no continente céu geralmente limpo, vento por vezes forte no litoral oeste a sul do Cabo da Roca e subida da temperatura mínima, em especial no interior Norte e Centro, e da máxima, exceto no litoral do sotavento algarvio.
As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 14 graus Celsius (em Viana do Castelo, Braga, Porto, Bragança, Vila Real, Viseu, Guarda e Coimbra) e os 21 (em Faro) e as máximas entre os 23 (no Porto) e os 33 (em Castelo Branco).
Na terça-feira, os distritos de Viseu, Guarda, Castelo Branco, Santarém, Portalegre, Évora e Beja vão estar em risco extremo, e os restantes distritos do continente com níveis muito elevados.
O arquipélago da Madeira vai estar esta segunda e terça-feira com risco muito elevado de exposição à radiação UV.
No que diz respeito ao arquipélago dos Açores, o IPMA colocou esta segunda-feira as ilhas das Flores, São Miguel e Terceira em risco elevado e Faial com níveis moderados. Na terça-feira, o arquipélago dos Açores vai apresentar um risco moderado.
A escala de radiação ultravioleta tem cinco níveis, entre risco extremo e baixo.
Para as regiões em risco extremo, o IPMA recomenda que se evite o mais possível a exposição ao Sol.