Partilhar

Alerta phishing: o que fazer se clicar num link ou email malicioso?

Erros ortográficos, gramática estranha, linguagem urgente ou ameaçadora, falta de contexto – tudo isto são sinais comuns de ataques de phishing em emails.

4 Outubro 2023
Sandra M. Pinto

Entre todas as categorias de ciberameaças detetadas pela telemetria da ESET os ataques de phishing em emails foram das principais ameaças para os utilizadores em Portugal na primeira metade do ano[1]. Erros ortográficos, gramática estranha, linguagem urgente ou ameaçadora, falta de contexto – tudo isto são sinais comuns de ataques de phishing em emails.

No entanto, algumas ameaças de phishing são mais difíceis de detetar. Algumas envolvem um investimento significativo de tempo e um planeamento meticuloso por parte dos agentes maliciosos, que até examinam as comunicações anteriores das suas vítimas, o que acaba por tornar o ataque altamente convincente e bem-sucedido.

Basta um deslize e uns segundos para ser vítima de um ataque de phishing – e nem mesmo os profissionais de TI estão isentos deste risco! Uma mensagem de email aparentemente inócua pode conter um link no qual deve clicar antes que, jura o seu autor, “seja tarde demais”. Considerando a popularidade dos ataques de phishing em emails em Portugal, é importante para os utilizadores conhecerem as suas opções após se aperceberem que clicaram no sítio errado. A ESET deixa 10 passos essenciais:

  1. Não forneça mais informações

Digamos que recebeu um email de uma loja online que levanta suspeitas, mas clicou no link do corpo do email sem pensar muito ou apenas por curiosidade. O link envia-o para um website que parece legítimo, mas as dúvidas persistem na sua mente. A abordagem mais simples é não partilhar qualquer informação adicional. Não introduza o seu login nem forneça os detalhes da sua conta bancária. Se os cibercriminosos só queriam os seus dados e não comprometeram o seu dispositivo com malware, é provável que tenha acabado de escapar a um ataque pior.

  1. Desligue o seu dispositivo da Internet

Alguns ataques de phishing podem levá-lo a dar aos agentes maliciosos acesso ao seu computador, smartphone ou outro dispositivo. Estes podem instalar malware, recolher informações sobre si e o seu dispositivo ou obter controlo remoto do dispositivo comprometido. Para reduzir os danos, é imperativo agir rapidamente. Comece por desligar o dispositivo comprometido da Internet. Se utilizar um PC com uma ligação por cabo, basta desligar o cabo de Internet do seu computador. Se estiver ligado através de Wi-Fi, desligue-o nas definições do dispositivo ou ligue o modo de avião no seu smartphone.

  1. Faça backup dos seus dados

Desligar-se da Internet impedirá que mais dados sejam enviados para o servidor malicioso, mas os seus dados continuam a estar em perigo. Deve fazer um backup dos seus ficheiros, principalmente dos documentos sensíveis ou dos ficheiros com elevado valor pessoal, como fotografias e vídeos. No entanto, fazer backup dos seus dados depois de terem sido comprometidos pode ser arriscado, uma vez que podem já ter sido comprometidos por malware. É provável que faça backup do malware juntamente com as fotografias da sua última festa de aniversário. Em vez disso, deve fazer backup dos seus ficheiros regularmente e de forma preventiva. Se o malware atingir o seu dispositivo, pode recuperar os seus dados a partir de um disco rígido externo, uma pen USB ou serviço de armazenamento na cloud.

  1. Efetue uma verificação de malware e outras ameaças

Execute uma verificação completa do seu dispositivo utilizando software anti-malware de um especialista em cibersegurançaenquanto o dispositivo ainda está desligado da Internet. Se o processo de verificação não encontrar qualquer risco potencial, mas ainda tiver dúvidas, contacte o seu fornecedor de cibersegurança. E se ainda não estiver a utilizar qualquer software anti-malware multicamada com funcionalidades anti-phishing, arranje um!

  1. Considere uma reposição de fábrica

A reposição de fábrica significa repor o smartphone no seu estado original, removendo todas as apps e ficheiros instalados. No entanto, alguns tipos de malware podem persistir no seu dispositivo mesmo após uma reposição total, mas é provável que a limpeza do seu dispositivo móvel ou computador remova com êxito qualquer ameaça. Lembre-se de que uma reposição de fábrica é irreversível e irá limpar todos os dados armazenados localmente. Nunca é demais sublinhar a importância de efetuar backups regulares!

  1. Reponha as suas passwords

Os emails de phishing podem induzi-lo a divulgar os seus dados sensíveis, tais como números de identificação, detalhes bancários e de cartões de crédito ou credenciais de acesso. Mesmo que não forneça os seus dados, é possível que, se tiver malware instalado no seu dispositivo, este possa localizá-los. Se pensa que este é o caso, principalmente se os emails de phishing lhe pedirem para fornecer um login específico, deve alterar imediatamente as suas credenciais de login, especialmente se reciclar a mesma password em várias contas. Estas situações realçam a importância de utilizar nomes de utilizador passwords únicos para diferentes serviços online.

  1. Contacte bancos, autoridades e fornecedores de serviços

Se introduziu dados bancários/cartões de crédito ou dados de acesso a um website com acesso aos seus cartões, informe imediatamente o seu banco. O seu cartão pode ser bloqueado ou congelado para evitar futuras fraudes, e pode evitar ou minimizar qualquer perda financeira. Não se esqueça de verificar se o seu banco (ou outro serviço de pagamento comprometido) tem uma política de reembolso para as vítimas de burlas. Para evitar que outras pessoas caiam no mesmo esquema, é importante também contactar as autoridades locais.

  1. Detete as diferenças

Os criminosos que conseguem entrar com sucesso num dos seus dispositivos ou contas podem tentar estabelecer a sua presença durante o máximo de tempo possível. Podem alterar os seus logins, endereços de email, números de telefone ou qualquer coisa que os ajude a solidificar a sua posição na sua conta. Reveja a sua atividade nas contas das redes sociais, as informações bancárias e o seu histórico de encomendas de compras online. Se, por exemplo, detetar algum pagamento que pareça estranho, desconhecido ou não autorizado, comunique-o, altere as suas credenciais e peça um reembolso.

  1. Procure dispositivos não reconhecidos

Se os agentes maliciosos roubaram os detalhes da sua conta, é provável que tenham tentado iniciar sessão a partir do seu próprio dispositivo. A maioria das plataformas de redes sociais mantém um registo das suas sessões de login atuais nas definições de privacidade. Verifique-o e force o fim de sessão em qualquer dispositivo desconhecido.

  1. Notifique os seus amigos, contactos, fornecedores de serviços e empregador

Por vezes, os cibercriminosos utilizam a sua lista de contactos numa conta comprometida para espalhar ligações de phishing ou spam. Tenha em atenção este facto e tome medidas para evitar que outros sejam vítimas do mesmo esquema. Se um ciberataque estiver relacionado com as suas contas de trabalho ou com dispositivos emitidos pela sua entidade patronal, siga as regras da sua empresa para lidar com ciberincidentes e comunique imediatamente o caso à sua chefia e ao departamento de TI. Os principais serviços de email, como o Outlook ou o Gmail, também oferecem ferramentas para denunciar emails de phishing diretamente da sua caixa de entrada.

Mais Recentes

Vila Galé com preços desde 69 euros

há 20 horas

Este sumo muito especial ajuda a rejuvenescer: vamos não só revelar qual é, como desvendar como o fazer

há 21 horas

Um alerta a ter em conta: se tem as mãos e os pés sempre frios convém saber o motivo

há 21 horas

Exercício ao ar livre no inverno? Sim, mas com certos cuidados

há 21 horas

Excelente opção no inverno (e não só) a sopa de abóbora tem inúmeros benefícios, se consumida regularmente

há 22 horas

Prémios internacionais distinguem dois destinos portugueses como o Melhor Destino Insular e o Melhor Destino de Praia

há 22 horas

Cristiano Ronaldo e Georgina Rodríguez em guerra familiar pela alimentação dos filhos

há 23 horas

Faça este movimento simples se sofre de insónia: não precisa de sair da cama

há 23 horas

«Agredia física e verbalmente a mulher, Betty Grafstein»: José Castelo Branco acusado de violência doméstica

há 23 horas

Não consegue aceder ao Outlook e Teams? Calma, o problema não é (só) seu

há 23 horas

Violência doméstica: Cruz Vermelha acompanhou até junho quase tantas vítimas como em 2023

há 23 horas

Saúde mental: equipas comunitárias baixam internamentos e readmissões

há 23 horas

Colocar os cabides ao contrário no armário: conheça o truque simples que lhe vai facilitar a vida

há 1 dia

Alergias ou intolerâncias alimentares? Saiba como reconhecer e como deve gerir os sintomas

há 1 dia

A Melhor Cidade Património Mundial é portuguesa

há 1 dia

Coloque uma colher de sopa na máquina de lavar: a roupa fica mais limpa e economiza na conta da eletricidade

há 1 dia

Nem bicarbonato nem detergente: esta é a mistura mais eficaz para limpar as cortinas em segundos (e sem as desmontar)

há 1 dia

Não vá para a estrada sem ler esta noticia, se quer saber onde vai encontrar os radares da PSP esta semana

há 1 dia

Consolar, motivar ou divertir: estes signos sabem sempre o que devem dizer. É o seu caso?

há 1 dia

Óbito: Morreu o realizador português José Barahona Tinha 55 anos

há 1 dia

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.