Um estudo recente publicado na revista i-Perception revela como este truque visual procura realçar a aparência de frescura e maturação da fruta. O psicólogo Karl R. Gegenfurtner, da Universidade de Giessen, na Alemanha, lidera a pesquisa que revela os efeitos das redes de cores na perceção da cor dos alimentos.
Segundo Gegenfurtner, “escolher uma rede vermelha ou laranja para embrulhar as laranjas pode fazer com que a fruta pareça mais madura e suculenta, mesmo que não seja”.
Esta técnica baseia-se na conhecida ” ilusão de confete” , um fenómeno que demonstra como as cores circundantes podem alterar a nossa perceção da cor real de um objeto. No estudo, Gegenfurtner partilha uma experiência pessoal na revista IFL Science: “Comprei num supermercado um lote de laranjas que, dentro da rede vermelha, pareciam perfeitamente maduras”. Porém, ao chegar em casa e retirar a rede, descobriu que as laranjas tinham um tom esverdeado, muito diferente da cor laranja vibrante que ele havia percebido inicialmente. Essa mudança na perceção deve-se à forma como o cérebro processa as cores adjacentes, procurando sempre uma interpretação mais simples e uniforme das informações visuais.
A pesquisa indica ainda que esta técnica é aplicada a outros produtos, como os limões, que muitas vezes são envoltos em redes amarelas para acentuar a sua cor natural.
Se fosse utilizada uma rede vermelha para os limões, eles adquiririam um tom alaranjado, diminuindo o apelo visual. Esta prática demonstra como os profissionais de marketing compreenderam o poder da perceção das cores para captar a atenção dos consumidores e potencialmente aumentar as vendas.