<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Alguma vez se perguntou por que as laranjas são sempre vendidas em redes vermelhas? Descobrimos a resposta

3 Setembro 2024
Sandra M. Pinto

O facto de possuírem esta cor não é à toa: responde a uma tática psicológica de marketing que faz com que o consumidor perceba o produto como mais apelativo.

Um estudo recente publicado na revista i-Perception revela como este truque visual procura realçar a aparência de frescura e maturação da fruta. O psicólogo Karl R. Gegenfurtner, da Universidade de Giessen, na Alemanha, lidera a pesquisa que revela os efeitos das redes de cores na perceção da cor dos alimentos.

Segundo Gegenfurtner, “escolher uma rede vermelha ou laranja para embrulhar as laranjas pode fazer com que a fruta pareça mais madura e suculenta, mesmo que não seja”.

Esta técnica baseia-se na conhecida ” ilusão de confete” , um fenómeno que demonstra como as cores circundantes podem alterar a nossa perceção da cor real de um objeto. No estudo, Gegenfurtner partilha uma experiência pessoal na revista IFL Science: “Comprei num supermercado um lote de laranjas que, dentro da rede vermelha, pareciam perfeitamente maduras”. Porém, ao chegar em casa e retirar a rede, descobriu que as laranjas tinham um tom esverdeado, muito diferente da cor laranja vibrante que ele havia percebido inicialmente. Essa mudança na perceção deve-se à forma como o cérebro processa as cores adjacentes, procurando sempre uma interpretação mais simples e uniforme das informações visuais.

A pesquisa indica ainda que esta técnica é aplicada a outros produtos, como os limões, que muitas vezes são envoltos em redes amarelas para acentuar a sua cor natural.

Se fosse utilizada uma rede vermelha para os limões, eles adquiririam um tom alaranjado, diminuindo o apelo visual. Esta prática demonstra como os profissionais de marketing compreenderam o poder da perceção das cores para captar a atenção dos consumidores e potencialmente aumentar as vendas.

Mais Recentes

Estudo revela como os portugueses preparam as suas malas para viajar

há 17 minutos

Investigadores portugueses mostram impacto de terapia inovadora no tratamento de doença da visão

há 52 minutos

Dados de viagens revelam que os viajantes portugueses não se cansam da Ásia

há 1 hora

Celebre o verão com um brunch e acesso diário à piscina: tudo neste hotel

há 17 horas

Opinião: «Hiper-realistas, bebés reborn podem ser confundidos com bebés reais: brinquedo ou apoio emocional?», Alberto Lopes, neuropsicólogo/hipnoterapeuta

há 17 horas

5 dicas essenciais para vender os seus produtos em segunda mão

há 17 horas

Médico de Família: «O seu médico, sempre presente», Deolinda Chaves Beça, médica de família

há 18 horas

Água termal, temperatura a 30ºC e sem paredes: estas são as únicas termas ao ar livre em Portugal (continental)

há 18 horas

«Não use estes medicamentos; se usados em excesso, pode ter efeitos semelhantes aos da cocaína», alerta especialista

há 18 horas

Acabaram-se as picadas de agulha dos diabéticos: este invenção controla a glicemia com mais precisão

há 19 horas

Este é o “café mais bonito do mundo”: turistas fazem fila para entrar e um café pode custar 13 euros

há 19 horas

Para conhecer já hoje: estes são os 8 benefícios da masturbação

há 19 horas

Faça com que as almofadas e os travesseiros durem mais tempo: ponha em prática este truque

há 20 horas

Procure imediatamente o médico se sentir estas dores

há 20 horas

Água com gás: é ou não saudável?

há 20 horas

Se já passou dos 50: jamais coma estes alimentos à noite

há 21 horas

Projeto Universitário Contra o Cancro: como falar com jovens adolescentes?

há 21 horas

Esta é razão que leva a barriga a fazer barulho quando está vazia

há 22 horas

Nunca mais deite fora esta parte da cenoura: é um bônus para a saúde

há 22 horas

Óbito: Morreu o apresentador espanhol Manuel Torreiglesias

há 23 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.