Alimentos ricos em ferro que deve inclui (já) na sua dieta

A anemia por deficiência de ferro, a forma mais comum de anemia, é uma diminuição no número de glóbulos vermelhos causada pelo pouco consumo de alimentos ricos em ferro.

Sem ferro suficiente o corpo não pode produzir hemoglobina suficiente, uma substância dos glóbulos vermelhos que possibilita que eles transportem oxigénio para os tecidos do corpo. Como resultado, a pessoa pode sentir-se fraca, cansada e irritada.

Cerca de 20% das mulheres e 3% dos homens não têm ferro suficiente no seu corpo. A solução, em muitos casos, é consumir mais alimentos ricos em ferro .

Quando se come alimentos com ferro, este é absorvido pelo corpo, principalmente, através da parte superior do intestino delgado.

Alimentos Ricos em Ferro

Fontes muito boas de ferro, com 3,5 miligramas ou mais por porção, incluem:

fígado de vaca ou frango
mexilhões
ostras

Boas fontes de ferro com 2,1 miligramas ou mais por porção, incluem:

carne cozida
sardinhas enlatadas em óleo

Outras fontes de ferro, com 0,6 miligramas ou mais por porção, incluem:

frango
peru cozido
presunto
vitela

Outras fontes de ferro, com 0,3 miligramas ou mais por porção, incluem:

perca, salmão ou atum

Alguns alimentos podem ajudar o corpo a absorver o ferro de alimentos ricos nele; outros podem impedi-lo. Para absorver mais ferro dos alimentos que ingere evite beber café ou chá ou consumir alimentos ou bebidas ricos em cálcio com refeições que contenham alimentos ricos em ferro.

O próprio cálcio pode interferir. Para melhorar a absorção do ferro, coma-o junto com uma boa fonte de vitamina C – como sumo de laranja, brócolos ou morangos – ou coma alimentos com ferro com alimentos à base de carne, peixe e grupo de aves.

 

Ler Mais


Artigos relacionados
Comentários
Loading...