Partilhar

Alojamento Local: portugueses no top 3 dos hóspedes que piores avaliações dão às estadias

Espanhóis, italianos e portugueses compõem o top 3 de nacionalidades que dão piores avaliações das suas estadias em alojamentos locais

9 Setembro 2024
Sandra M. Pinto

O RentalReady, software de gestão de propriedades desenvolvido pela GuestReady, concluiu que os portugueses estão no top 3 dos hóspedes mais exigentes e críticos das suas estadias em alojamentos e casas de férias.

Nesta análise foram comparados os níveis de satisfação dos hóspedes em diversos parâmetros, desde a limpeza ao processo de check-in, passando pela localização ou a relação qualidade-preço. Nos três casos das nacionalidades que frequentemente dão classificações mais baixas – espanhóis, italianos e portugueses – a limpeza e a relação qualidade-preço foram os aspetos que mais desapontam os hóspedes mais exigentes e que, por isso, merecem pontuações piores.

No top 10 dos hóspedes que mais reservaram estadias no portfólio internacional do RentalReady, os espanhóis surgem como a nacionalidades que atribui piores avaliações, sendo os hóspedes que mais frequentemente avaliam experiências com 1 estrela (3%) e menos com 5 (48%).

Mas há mais curiosidades na atribuição de classificações: os italianos são os que dão mais vezes uma avaliação intermédia de 3 estrelas (4%), e os hóspedes neerlandeses parecem evitar avaliações extremas, com uma das mais baixas percentagens de 1 (1%) e de 5 estrelas (49%), sendo os hóspedes que mais vezes avaliam estadias com 4 estrelas (37%).

 

Os norte-americanos surgem como os mais satisfeitos e também como os mais generosos nas avaliações, dado que 68% destes hóspedes deixa uma classificação de 5 estrelas, distanciando-se, assim, de britânicos e brasileiros, que completam o pódio, ambos a dar a classificação máxima em 64% das ocasiões.

Ainda: entre os países que atribuíram melhores avaliações, os fatores que mais valorizam e melhor classificam são o processo de check-in, a localização da propriedade, a comunicação e a coerência e transparência da informação.

 

Os portugueses, apesar de darem até mais avaliações de 5 estrelas, ocupam o último lugar no pódio dos hóspedes mais críticos nos seus comentários, seguindo muito próximos de italianos e dos espanhóis.

 

 

As distintas avaliações acabam por ser um reflexo de uma certa bagagem social e cultural de cada hóspede – e esses são dados valiosos. “Entender como as diferentes nacionalidades avaliam as suas experiências é crucial para a nossa indústria,”, explica Joe Siart, Managing Director do RentalReady. “Estes números mostram que, por exemplo, os hóspedes portugueses prestam muita atenção ao detalhe. E essa perceção permite aos nossos gestores de propriedades, que operam nos mercados preferidos pelos portugueses, trabalhem para responder às expectativas, podendo assim melhorar o serviço.”

 

Aliás, a diferença entre os vários países aparenta ser mínima, mas esses pontos percentuais fazem toda a diferença e têm um impacto enorme no negócio dos alojamentos.

 

Como explica o Managing Director do RentalReady, “Uma propriedade pode acumular uma esmagadora maioria de avaliações de 5 estrelas, mas as plataformas exigem excelência contínua. Uma quebra repentina de avaliação, como dois comentários de 3 estrelas, ou até 4, se falarmos de períodos de época baixa e com menos reservas, podem ser motivo para que um anúncio seja bloqueado e saia do ar, impedindo o alojamento de ser novamente reservado.”

 

As conclusões são partilhadas pelo RentalReady, um programa de gestão de propriedades desenvolvido pela GuestReady e utilizado por gestores de alojamentos de todo o mundo, refletindo uma análise das avaliações de mais de um milhão de hóspedes que reservaram milhares de unidades de alojamento, em especial na Europa, Médio Oriente, África e América do Norte.

Mais Recentes

Todos queremos parecer mais confiantes. Consiga-o seguinte estes conselhos

há 10 horas

Montepio Associação Mutualista promove Mercadinho Solidário em Lisboa

há 11 horas

Óbito: Morreu um dos homens mais velhos de Braga. Domingos Ribeiro da Silva tinha 103 anos

há 11 horas

Precisa de carregar o seu telemóvel rapidamente? Siga estas dicas

há 11 horas

Cientistas constroem um manual de todas as células humanas: “o Google Maps de biologia”

há 11 horas

Está chegar uma nova depressão: tem o nome de Caetano e vai trazer chuva, rajadas até 70 km/h e agitação marítima

há 13 horas

Até 31 de dezembro os proprietários podem pedir a reavaliação dos seus imóveis: mas vale a pena, será que vai pagar menos IMI?

há 13 horas

É a loucura pelas novas botas da Zara: elegantes e confortáveis ​​vão salvar o outono

há 14 horas

Estudo revela que existem 3 tipos de donos de cães: qual é o seu?

há 14 horas

Viajar e pagar pouco é o sonho de todos, mas há cuidados a ter: revelamos quais e como os resolver neste guia “low cost”

há 15 horas

É um dos destinos mais concorridos em Portugal, mas no Natal ganha novo colorido: venha descobrir a Madeira no “mês da festa»

há 15 horas

Opinião: «Alienação parental pode ter um impacto profundo na saúde mental das crianças envolvidas», Paulo Dias, Neuropsicólogo e Hipnoterapeuta

há 16 horas

Dia Europeu da Fibrose Quística: «Sendo uma doença genética não é possível prevenir a fibrose quística», Marta Amorim, especialista em Genética Médica da AIM Cancer Center

há 16 horas

«O rei Carlos III nega-se a pagar para Meghan se divorciar de Harry», revela este jornal

há 17 horas

Óbito: Morreu o relações-públicas José Agualuza

há 17 horas

Entidades mandam retirar do mercado esta popular fruta devido à presença de um agente cancerígeno

há 17 horas

Nem água nem refrigerantes ‘zero’: esta é a bebida que ‘mata’ gorduras e reduz as inflamações

há 18 horas

Estes signos vão receber uma “batelada” de dinheiro nos próximos dias: será o seu um deles?

há 18 horas

A “guerra” está iminente: «É preciso proteger a saúde púbica», alertam responsáveis

há 18 horas

Oncologia: Serviço Nacional de Saúde terá até final do ano os primeiros farmacêuticos com competência na área

há 18 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.