Partilhar

Alojamento Local: portugueses no top 3 dos hóspedes que piores avaliações dão às estadias

Espanhóis, italianos e portugueses compõem o top 3 de nacionalidades que dão piores avaliações das suas estadias em alojamentos locais

9 Setembro 2024
Sandra M. Pinto

O RentalReady, software de gestão de propriedades desenvolvido pela GuestReady, concluiu que os portugueses estão no top 3 dos hóspedes mais exigentes e críticos das suas estadias em alojamentos e casas de férias.

Nesta análise foram comparados os níveis de satisfação dos hóspedes em diversos parâmetros, desde a limpeza ao processo de check-in, passando pela localização ou a relação qualidade-preço. Nos três casos das nacionalidades que frequentemente dão classificações mais baixas – espanhóis, italianos e portugueses – a limpeza e a relação qualidade-preço foram os aspetos que mais desapontam os hóspedes mais exigentes e que, por isso, merecem pontuações piores.

No top 10 dos hóspedes que mais reservaram estadias no portfólio internacional do RentalReady, os espanhóis surgem como a nacionalidades que atribui piores avaliações, sendo os hóspedes que mais frequentemente avaliam experiências com 1 estrela (3%) e menos com 5 (48%).

Mas há mais curiosidades na atribuição de classificações: os italianos são os que dão mais vezes uma avaliação intermédia de 3 estrelas (4%), e os hóspedes neerlandeses parecem evitar avaliações extremas, com uma das mais baixas percentagens de 1 (1%) e de 5 estrelas (49%), sendo os hóspedes que mais vezes avaliam estadias com 4 estrelas (37%).

 

Os norte-americanos surgem como os mais satisfeitos e também como os mais generosos nas avaliações, dado que 68% destes hóspedes deixa uma classificação de 5 estrelas, distanciando-se, assim, de britânicos e brasileiros, que completam o pódio, ambos a dar a classificação máxima em 64% das ocasiões.

Ainda: entre os países que atribuíram melhores avaliações, os fatores que mais valorizam e melhor classificam são o processo de check-in, a localização da propriedade, a comunicação e a coerência e transparência da informação.

 

Os portugueses, apesar de darem até mais avaliações de 5 estrelas, ocupam o último lugar no pódio dos hóspedes mais críticos nos seus comentários, seguindo muito próximos de italianos e dos espanhóis.

 

 

As distintas avaliações acabam por ser um reflexo de uma certa bagagem social e cultural de cada hóspede – e esses são dados valiosos. “Entender como as diferentes nacionalidades avaliam as suas experiências é crucial para a nossa indústria,”, explica Joe Siart, Managing Director do RentalReady. “Estes números mostram que, por exemplo, os hóspedes portugueses prestam muita atenção ao detalhe. E essa perceção permite aos nossos gestores de propriedades, que operam nos mercados preferidos pelos portugueses, trabalhem para responder às expectativas, podendo assim melhorar o serviço.”

 

Aliás, a diferença entre os vários países aparenta ser mínima, mas esses pontos percentuais fazem toda a diferença e têm um impacto enorme no negócio dos alojamentos.

 

Como explica o Managing Director do RentalReady, “Uma propriedade pode acumular uma esmagadora maioria de avaliações de 5 estrelas, mas as plataformas exigem excelência contínua. Uma quebra repentina de avaliação, como dois comentários de 3 estrelas, ou até 4, se falarmos de períodos de época baixa e com menos reservas, podem ser motivo para que um anúncio seja bloqueado e saia do ar, impedindo o alojamento de ser novamente reservado.”

 

As conclusões são partilhadas pelo RentalReady, um programa de gestão de propriedades desenvolvido pela GuestReady e utilizado por gestores de alojamentos de todo o mundo, refletindo uma análise das avaliações de mais de um milhão de hóspedes que reservaram milhares de unidades de alojamento, em especial na Europa, Médio Oriente, África e América do Norte.

Mais Recentes

Se vir filas na Mercadona não estranhe: vão à procura deste novo produto que é a salvação para cabelos secos (custa menos de 3 euros)

há 7 horas

Os amantes do automobilismo já podem trazer as suas marcas de carros preferidas nos pés: basta adquirir estes luxuosos ténis

há 7 horas

É dos muitos que sofrem de insónia de forma recorrente? Relaxe: experimente esta infusão e durma melhor (já hoje)

há 8 horas

Estes 8 alimentos são tão ricos em proteínas que podem substituir o ovo 

há 8 horas

Todos queremos ter abundância e prosperar na vida: para o conseguir ponha já em prática estes conselhos

há 8 horas

Gostava de visitar a Assembleia da República? Se tudo correr bem, vai conseguir fazê-lo aos fins-de semana

há 9 horas

Era para ser antes, mas atraso não permite que o novo hospital desta cidade abra portas antes de 2026

há 9 horas

Orlando Bloom segue os passos de Cristiano Ronaldo, e não estamos a falar de futebol (mas sim de algo muito mais frio)

há 9 horas

Por mais de 10 milhões de euros a mansão secreta deste antigo presidente norte-americano está à venda

há 9 horas

Colocado o sinal de não incomodar, é hora de fechar a porta do aposento: hotéis revelam os pedidos de serviço de quarto mais estranhos (e loucos)

há 10 horas

Com 95 mil centenários este país bate recorde de longevidade (e é a casa da pessoa mais velha do mundo)

há 10 horas

Devido aos fogos que atingem Portugal esta companhia aérea permite mudar voos do Porto para Lisboa (sem custos para passageiros)

há 10 horas

Esta prestigiada universidade tem um curso que ensina como ser feliz: descobrimos 8 das suas principais lições

há 10 horas

Numa altura em que Portugal volta a ser fustigado pelo fogo, este livro chega para nos relembrar os incêndios de 2017

há 11 horas

Um dos mais notáveis romances em língua portuguesa publicados no século XX vai regressar às livrarias

há 11 horas

Conhecido pelo café de excelência, São Tomé e Príncipe é agora a “casa” de um “café impossível”: a responsabilidade é toda da Delta

há 11 horas

Brasil vai acolher mais dois hotéis desta companhia hoteleira portuguesa: descobrimos onde vão ficar localizados e podemos revelar que é o paraíso

há 11 horas

Esta é a infusão que deve beber regularmente para ter um abdômen saudável (e limpo), aconselha esta especialista

há 13 horas

Forte turbulência sentida por avião norte-americano causa hemorragias nos passageiros, obrigando o avião a pousar novamente

há 13 horas

Emirates e Museu do Futuro recebem a primeira Aviation Future Week

há 13 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.