<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Alzheimer: esta é a primeira coisa que os doentes esquecem

3 Abril 2024
Sandra M. Pinto

A doença de Alzheimer é a causa mais comum de demência e afeta a deterioração gradual da memória, do pensamento, do comportamento e das capacidades sociais.

O Alzheimer é o tipo de demência mais comum e representa entre 60% e 70% dos casos diagnosticados, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).

A doença, na qual se distinguem três fases de progressão, tem como primeiros e principais sintomas as falhas de memória, falta de concentração e de atenção, algo que piora à medida que a degeneração cognitiva progride e influencia o raciocínio e o comportamento do doente.

De acordo com os especialistas da Clínica Mayo sabe-se agora qual é a primeira coisa que as pessoas com Alzheimer esquecem. Por se tratar de uma patologia cujo desenvolvimento é muito lento, os doentes com esta doença esquecem-se de acontecimentos normais, do quotidiano e mais próximos no tempo, como não se lembrarem de ter ido às compras, do que comeram ou se beberam água.

«Os primeiros sinais incluem dificuldade em lembrar-se de eventos ou conversas recentes, mas gradualmente a memória piora e outros sintomas desenvolvem-se à medida que a doença progride», referem os especialistas. Fazer várias vezes a mesma pergunta, a qual já foi respondida, também é uma indicação clara, pois para as pessoas com Alzheimer é como se a fizessem pela primeira vez.

Um estudo do Grupo de Pesquisa de Neurociência Cognitiva, do Parque Científico de Barcelona, ​​descobriu que estas pessoas esquecem-se mais facilmente de palavras que significam objetos em comparação com palavras que são usadas para se referir a seres vivos.

A primeira coisa que os pacientes com Alzheimer esquecem são os acontecimentos quotidianos mais próximos no tempo.

Desta forma, é mais provável que a pessoa tenha maior dificuldade em lembrar-se de palavras relacionadas com utensílios ou ferramentas, como colher ou chave de fenda, e meios de transporte, como avião ou comboio, do que palavras usadas para se referir a animais ou plantas, como gato ou alcachofra.