<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Angioedema hereditário: o desafio de viver com uma doença imprevisível

14 Maio 2024
Sandra M. Pinto

Todas as crises desta doença são impactantes e precisam de ser valorizadas, independentemente da sua gravidade ou frequência

Inchaço subcutâneo repentino, que pode afetar várias partes do corpo, como face, membros, trato gastrointestinal e vias aéreas superiores são sintomas do Angioedema Hereditário (AEH), uma doença genética rara que pode causar crises recorrentes e dolorosas. Em casos extremos, o inchaço repentino na área da garganta pode mesmo levar a obstrução das vias aéreas, resultando em dificuldade respiratória e asfixia. 1

Sendo uma doença crónica, debilitante e impactante, o AEH pode afetar quase todos os aspetos da vida do doente. E, mesmo quando menos graves, as crises podem ter consequências, que vão do impacto na capacidade de trabalhar ou na realização de atividades diárias, como escrever no computador ou conduzir. Crises cuja imprevisibilidade impede muitos doentes de viajar e está na origem de ansiedade recorrente.

De facto, estima-se que os doentes com AEH percam 20 a 100 dias de atividades sociais por ano, com a maioria a reportar o comprometimento do trabalho e a progressão de carreira, assim como o prejuízo do desempenho escolar entre os doentes mais jovens2.

Inês Pessoa, presidente da Associação de Doentes com Angioedema Hereditário (ADAH), explica que se “trata de uma doença muito imprevisível e o doente nunca está preparado para ter uma crise. O impacto é muito forte na esfera profissional e pessoal, pois qualquer compromisso pode ter de ser cancelado por uma crise que não se consegue prever”.

Face a este cenário de instabilidade, a ansiedade tende a aumentar para níveis por vezes muito elevados, visto que se torna quase impossível assegurar que se consegue estar presente numa determinada situação ou realizar uma tarefa inadiável.

“Para os doentes com Angioedema Hereditário (AHE), enfrentar o dia a dia é uma tarefa desafiante, uma vez que estão constantemente conscientes de que um episódio de angioedema pode surgir a qualquer momento. É crucial que haja uma comunicação aberta entre o doente e o seu médico, com quem todas as crises devem ser partilhadas, independentemente da sua gravidade ou frequência. Mesmo as manifestações mais ligeiras devem ser partilhadas pois, embora possam não afetar diretamente as vias respiratórias, ainda assim podem prejudicar significativamente a qualidade de vida do doente, mesmo que ele próprio as considere insignificantes”, acrescenta Inês Pessoa.

Ter uma orientação médica especializada e partilhar todas as crises é fundamental para gerir esta doença, evitar complicações graves e receber tratamento adequado quando necessário. Isto pode incluir o uso de terapêuticas para prevenir e tratar crises ligeiras ou agudas e medidas de prevenção para evitar os episódios conhecidos da doença.

Saiba mais sobre o AEH em https://www.conheceaeh.pt/.

Mais Recentes

Estalar os dedos: faz mal ou não?

há 13 minutos

Dor no calcanhar: causas que podem levar a esta condição depois dos 50 anos

há 33 minutos

Fruta ou legume com uma parte estragada, pode ou não ser consumido?

há 53 minutos

Uma dúvida que é preciso esclarecer: será que beber café puro engorda?

há 1 hora

Passar tempo de qualidade com os netos pode ajudar a que viva mais 20 anos

há 17 horas

Há quem diga que sim, mas será mesmo este o signo mais falso?

há 17 horas

O mundo (e Portugal) atravessam tempos difíceis: como podemos alcançar a felicidade?

há 17 horas

Apesar de frequentemente criticado este alimento pode realmente ajudar o seu metabolismo

há 18 horas

Enxaqueca: novo medicamento retarda sintomas pré-existentes

há 18 horas

Pouco espaço em casa? Ikea tem uma poltrona que se transforma em cama

há 18 horas

Depois do cinema Robert De Niro anuncia abertura do seu primeiro hotel: saiba onde ficará localizado

há 19 horas

Quase 17 mil euros é quanto custa o menu mais caro do mundo

há 19 horas

Esta região bem conhecida dos portugueses adia aumento do imposto turístico

há 19 horas

Este é quarto de hotel mais luxuoso do mundo: cada noite custa mais de 85 mil euros

há 19 horas

Cinco estratégias simples para “reprogramar” os genes e viver melhor

há 20 horas

Descontos até 50%: venha celebrar a beleza com esta promoção de O Boticário

há 20 horas

Ikea inaugura o seu primeiro hotel aqui bem perto (e a 5 minutos da praia)

há 20 horas

Nunca ignore os conselhos das pessoas nascidas nestas 10 datas

há 20 horas

Estas são as 5 cidades mais felizes do mundo em 2025

há 22 horas

Chega hoje às lojas e vai esgotar: LIDL apresenta um super aspirador e o melhor é o seu preço

há 23 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.