<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Ao cuidado dos avós e pais: dicas para aquecer o seu bebé nos dias frios de inverno

12 Janeiro 2024
Sandra M. Pinto

Os dias mais frios do ano chegaram. E para quem tem um bebé em casa é muito importante mantê-lo bem quentinho e confortável, seja no berço, ou quando leva para um passeio ao ar livre. Essa não é apenas uma questão de bem-estar, mas também de saúde.

Cuidados no banho

O banho do bebé no inverno merece uma atenção especial. A temperatura da água deve ficar à volta de 37 graus. Também é recomendável escolher um horário mais quentinho, entre 11 da manhã e as três da tarde. Não dê banho durante muito tempo de modo a evitar que a água arrefeça.  Garanta que não há correntes de ar e deixe a toalha sempre à mão.

Cuidados a dormir

As noites, as madrugadas principalmente, são os momentos em que a temperatura fica ainda mais baixa no inverno. Vestir o bebé com um pijama bem quente é essencial, mas não é tudo. Para que ele fique ainda mais protegido, um acessório perfeito é o porta-bebé, que funciona como um saco de dormir. Pode optar por cobertores, mantas e edredons, mas é preciso muita atenção para evitar tapar a cabeça, o que pode sufocar a criança.

Cuidados para aquecer o quarto 

O uso de aquecedores, especialmente nas regiões mais frias, é muito comum nesta época do ano para manter o ambiente mais quente. Isso vale também para o quarto do bebé. E para deixar o bebé ainda mais confortável, mantenha um humidificador de ar ligado, o que ajuda a manter a humidade do ambiente mais equilibrada.

Como vestir o bebé no inverno

Uma boa recomendação para vestir o bebé no inverno são as roupas de tecidos confortáveis como flanela e algodão. Para sair de casa, o uso de roupas de baixo, como body, meia calça ou uma camisola é bem indicado, além de acessórios como luvas, gorros, meias e sapatinhos para manter as extremidades do corpo sempre bem aquecidas.

Observe sempre as reações do bebé

As baixas temperaturas e o ar muito seco do inverno deixam os bebés mais sujeitos a doenças típicas dessa época, especialmente as do sistema respiratório. Por isso, é preciso estar atento aos sintomas. Em caso de tosse ou espirros, procure de imediato o seu pediatra. Se você ou alguém em casa tiver esse tipo de manifestações, o ideal é manter distância do bebé para evitar contaminações.

Mesmo sem falar, o bebé expressa-se com o corpo. Ele chora e demonstra irritação quando está com frio ou quando sente calor.

 

Foto: Imagem: Adobe Stock