«Isso é um mito. Sabemos que as infeções respiratórias, as gripes e as constipações, são causados por agentes externos, pelos vírus. Temos o vírus sincicial respiratório, da gripe, da influenza, temos, da Covid-19. Para que tenhamos uma gripe ou uma constipação, ou uma infeção das vias aéreas superiores, temos que ter uma contaminação por um desses vírus»”, explica Carlos Luís Botto Rosa, pneumologista da Unimed Franca e professor de pneumologia no curso de medicina do centro universitário de Franca – Unifacef, ao site monitor7.
O que pode acontecer, caso o indivíduo apanhe chuva de forma recorrente, é desenvolver pequenas lesões nas vias aéreas decorrente dos extremos de temperatura, e isso pode deixar a pessoa mais frágil a esses vírus.
«Apanhar chuva não vai causar gripe, muito menos a constipação, mas se fizermos de forma recorrente, acabamos por ficar mais expostos», refere.
«Quando alguém percebe que está a ter muitas infeções de repetição, seja infeções de garganta, de ouvido, sinusites, infeções pulmonares que dão tosse, de pele, deve procurar um médico para investigar».