Arrancar um cabelo branco faz nascer mais 10: verdade ou mito?

Devemos arrancá-los? Saiba a resposta aqui.

Não acredite em tudo o que lhe dizem. A ciência é clara: se encontrar um cabelo branco e quiser dar cabo dele, nada tema. Não vão nascer vários no seu lugar por causa disso.

Cada folículo piloso é responsável pela formação de um novo cabelo, pelo que arrancar um fio não interfere com a pigmentação dos outros, como explica um artigo da Universidade de Ciências Médicas do Arkansas, nos Estados Unidos da América. No entanto, arrancar um cabelo branco não revitaliza as células do pigmento, o que faz com que o próximo cabelo a nascer desse folículo também seja grisalho.

Mas, afinal, por que razão ficamos com cabelo branco à medida que envelhecemos? A cor do cabelo deve-se aos melanócitos, células de pigmento no folículo, que adicionam melanina ao fio. Com o avançar da idade, os folículos produzem gradualmente menos melanina e é aí que começam a aparecer fios brancos.

O mesmo artigo sublinha que arrancar cabelos pode mesmo danificar definitivamente a estrutura do folículo e levar à sua perda irremediável, pelo que é uma prática desaconselhada.

Artigos relacionados
Comentários
Loading...

Multipublicações

Marketeer
Spotify reinventa (com humor) clássicos da música
Automonitor
Club MX-5 Portugal numa aventura pelos Vinhos do Alentejo