Reza a lenda que o imperador Cláudio II, que viveu entre 214 e 270 d.C., proibiu a celebração de casamentos entre jovens, pois considerava que os rapazes reiam melhores soldados se não tivessem laços sentimentais. Mas, padre cristão Valentim não cumpriu a ordem do imperador e continuou a casar os casais em segredo .
Acredita-se que a escolha da data, 17 de fevereiro, se ficou a dever à cristianização de uma festa pagã, que se celebrava na mesma altura e que era dedicada a Eros, que passou a ser chamado de Cupido .
Roma, Itália
O Dia dos Namorados comemorado na eterna e mágica cidade de Roma transforma a celebração do amor numa experiência que durará para sempre. Em locais como o Coliseu, os Fóruns Imperiais, o Panteão ou a Fonte de Trevi, mas também em bairros encantadores, respira-se a verdadeira essência de Roma. já o Vaticano e a Piazza San Pietro estão entre os destinos religiosos mais visitados do mundo. Com a uma mistura inebriante de ruínas, arte e vida nas ruas , a apaixonante capital da Itália é uma das cidades mais românticas e sedutoras do mundo.
Praga, Chéquia
A majestosidade do Castelo de Praga alia-se à icónica Ponte Carlos, dado forma ao cenário perfeito para se viver um romance inesquecível. Praga é dividida pelo rio Moldávia o que lhe dá uma fisionomia muito particular. A sua beleza arquitetónica cativa todos os que a visitam. Beleza, história e entretenimento unem-se nesta capital deslumbrante. Ao caminhar pelas ruas de paralelepípedos descobrem-se parques e jardins antigos, cafés elegantes, castelos e pontes medievais. A Ponte Carlos é a mais antiga da cidade e uma das mais bonitas. A Torre da Pólvora é considerada um dos grandes exemplos da arquitetura gótica no mundo. O Castelo de Praga é um complexo arquitetónico composto por vários edifícios, incluindo a Catedral de São Vito.
Paris, França
É encantador comemorar o Dia dos Namorados na Cidade do Amor. Paris é uma importante cidade europeia e um centro mundial de arte, moda, gastronomia e cultura, sendo também uma das cidades mais bonitas do mundo, onde se destaca o seu excecional património arquitetónico e cultural. Subir ao último andar da Torre Eiffel, caminhar pelos Champs-Elysées, visitar o Louvre, assistir a um espetáculo, ver exposições, passear pelas margens do Sena ou pelo Jardim das Tulherias é inesquecível.
Barcelona, Espanha
Esta cidade o cenário idílico para o amor. Barcelona é considerada uma cidade romântica por excelência. A obra-prima de Antonio Gaudí , a Sagrada Família, é um monumento que inspira admiração e reflexão. Passeie pelos seus arredores, explore o Parque Güell com as suas cores vibrantes e perca-se nas formas únicas da Casa Batlló. O Bairro Gótico é a parte antiga da cidade. Picasso viveu e trabalhou lá. Joan Miró nasceu e viveu aqui durante a sua juventude. Las Ramblas, é passeio emblemático da cidade de Barcelona que vai da Plaza de Cataluña, o centro nevrálgico da cidade, ao antigo porto.
Bruges, Bélgica
No coração da Bélgica, Bruges é um cenário mágico para celebrar o amor no Dia dos Namorados. Capital da Flandres Ocidental, no noroeste da Bélgica, distingue-se pelas suas enseadas, ruas de paralelepípedos e edifícios medievais. O seu porto, Zeebrugge, é um importante centro europeu de pesca e comércio. Na Praça Burg, o centro da cidade, a Stadhuis do século XIV tem um teto esculpido. A Plaza Mayor, também chamada de Markt, é o centro nevrálgico da cidade.
Veneza, Itália
Possui a magia de uma cidade única. Na Praça de São Marcos a torre sineira e a Basílica recebem com grandeza. Veneza, capital da região de Veneto, no norte da Itália, é imortal e misteriosa. É formada por 118 ilhas unidas por mais de 400 pontes separadas por canais que funcionam como rodovias marítimas, percorridas continuamente por gôndolas e barcos em constante vaivém.