As regras básicas de estilo que todos os homens com mais de 50 anos devem seguir

Faça um favor a si próprio: leia este artigo. Os seus familiares agradecem.

No que diz respeito à Moda, os homens que entram na meia idade acabam por se dividir em dois campos distintos: os que já desistiram e aqueles que não sabem quando desistir. A verdade é que saber adaptar o nosso estilo à medida que envelhecemos é um importante skill aparentemente ao alcance apenas de alguns.

Todos os homens gostam de se vestir bem, mas poucos parecem perceber que certas roupas e estilos que eventualmente nos poderiam assentar em perfeição quando tínhamos 20, já não fazem sentido agora aos 50. Certamente, tentar parecer mais novo do que se é na realidade nunca é algo desejável. Não nos favorece de nenhuma forma e pode conduzir-nos facilmente ao ridículo.

Nesta fase das nossas vidas é sedutor seguir quaisquer novas tendências de uma forma pouco informada, escolhendo os estilos mais em voga do momento. Ora isto é um erro e pode comprometer seriamente o seu estilo pessoal. A verdade é que na maioria dos casos o melhor conselho que se pode antes dar é que “menos é mais”. Ao invés de tentar usar tudo e mais alguma coisa, tente simplificar o seu guarda-roupa sem grandes invenções.

Neste sentido, o jornal britânico The Guardian recolheu recentemente um conjunto de dicas que podem ajudar um qualquer homem moderno de meia-idade a vestir-se da melhor forma possível.

Seja arrojado

Deixe para trás os fatos exageradamente largos e “seguros”. Tente antes optar por soluções mais “slim fit” que assentem o melhor possível no seu tipo de corpo. Ao invés de optar por opções excessivamente formais, procure materiais mais casuais e diferentes, que aliem o conforto à mobilidade.

Em primeiro lugar: os sapatos

À medida que envelhece, ter sapatos confortáveis deverá ser uma prioridade. Mas tenha cuidado, é importante encontrar um equilíbrio certo entre o conforto e o estilo, o casual e o formal. Um conselho habitual é tentar misturar materiais, por exemplo se escolher sapatos com sola de borracha então garanta que o topo do sapato é feito de um material mais premium como a pele ou a camurça.

Use apropriadamente cor

Uma malha de gola alta num tecido fino e de qualidade como a caxemira ou o merino deverá ser uma peça essencial no seu guarda-roupa. Escolha peças destas com cores de forma a “iluminar” de uma forma inteligente todo o seu look. Tenha apenas atenção para não escolher nenhuma cor excessivamente “berrante”.

O desafio dos Chinos

Umas calças chinos funcionam sempre bem em quase todas as idades. No entanto podem também tornar-se uma peça de roupa extremamente aborrecida. Tente optar por chinos que sejam ligeiramente tingidos e com um look mais “usado”. Por favor, não arregace o final das calças como todos os jovens parecem fazer hoje em dia. Use como normal, de preferência slim fit.

Aperfeiçoe o seu cheiro

À medida que amadurece qualquer homem deverá prestar mais atenção ao seu cheiro. Dedique menos tempo à compra esporádica de perfumes nas zonas “duty free” dos aeroportos e opte antes por soluções de fragrâncias mais especiais e únicas. Perfumes com fortes aromas de madeiras costumam ser uma boa solução para qualquer homem nesta fase da sua vida.

 

 

Ler Mais
Artigos relacionados
Comentários
Loading...

Multipublicações

Marketeer
Lego lança minissérie no YouTube
Automonitor
Portugal a caminho de bater recorde de produção anual