Partilhar

As teorias da conspiração chegaram aos protetores solares: não acredite em tudo o que lê

A proteção solar previne o cancro de pele, mas, como acontece com outros problemas de saúde, a internet lança dúvidas sobre isso com fórmulas caseiras e teorias da conspiração.

15 Abril 2024
Sandra M. Pinto

O tempo quente e o calor está a chegar, por isso, aumenta a necessidade de proteger a pele com cremes. Embora seja uma medida básica de saúde, como ocorre com as vacinas e outras questões relevantes, não deixa de ter os seus detratores nas redes sociais.

Há para todos os gostos: alguns afirmam que estes produtos contêm substâncias tóxicas; outros simplesmente afirmam que não funcionam ou que não são necessários; e não faltam aqueles que acrescentam uma nova teoria da conspiração, segundo a qual são eles a verdadeira causa do cancro de pele que afirmam evitar.

Atualmente, plataformas como o TikTok são os meios de comunicação que mais contribuem para a desinformação sobre o tema, segundo um estudo realizado nos EUA. Este tipo de mensagens estão a colocar em risco a saúde da população e a aumentar a probabilidade de surgirem mais cancros de pele.

Um estudo publicado na revista Clinical and Experimental Dermatology avaliou a extensão da desinformação sobre proteção solar e cancro de pele na Internet.

Os autores constataram que os temas mais comuns eram os supostos perigos dos protetores solares , a promoção de fórmulas alternativas (“naturais” ou “caseiras”), a ideia de que é melhor não usá-los para obter os benefícios de um bom produto.

Um artigo da revista Dermatology , publicado em 2021 , também estudou a desinformação sobre a proteção solar partilhada em fóruns da internet, mas focando-se numa em uma questão muito específica: o uso do medicamento experimental Melanotan , que não é autorizado, mas pode ser obtido online.

Embora ilegal, este produto tornou-se muito popular há anos porque, supostamente, bronzeia, aumenta a potência sexual e reduz o apetite. Ao produzir melanina, substância responsável pela pigmentação da pele, permite adquirir um tom castanho mesmo sem exposição solar, o que também é interpretado como fator de proteção pelos usuários. No entanto, os médicos tiveram que apontar os riscos, uma vez que provocava o aparecimento de manchas “com potencial risco de transformação maligna”, alertou a Associação Espanhola de Dermatologia e Venereologia.

A exposição prolongada aos raios ultravioleta B (UVB) produz queimaduras na pele, o que provoca danos no ADN e mutações que, a médio ou longo prazo, podem levar ao cancro. Os protetores solares protegem dessa radiação e, geralmente, também dos raios ultravioleta, responsáveis ​​pelo envelhecimento e manchas da pele. Este segundo tipo de radiação é o que nos bronzeia , mas ao contrário do que costumamos pensar, a utilização de um fator de proteção solar elevado não impede o bronzeamento.

Algo semelhante acontece com a vitamina D: muitos dos que são contra contra os protetores solares defendem que é necessário expor-se ao sol sem barreiras para poder gerar quantidade suficiente dessa substância, que fortalece os ossos e o sistema imunológico. Mas a verdade é que os filtros não significam que o sol não atinja a pele, mas permitem a passagem de uma quantidade que não causa queimaduras; a radiação continua a chegar e, com isso, a síntese de vitamina D é mantida.

Mais Recentes

Skincare e maquilhagem num 2 em 1: venha descobrir Skin Illusion

há 3 horas

«É uma injustiça, pois é», já dizia Calimero: estes são os signos mais incompreendidos

há 4 horas

Simples e infalível: descubra o truque para fazer arroz no micro-ondas

há 4 horas

10 dicas para um estilo de vida saudável quando se entra nos 50 anos

há 4 horas

Nunca cometa estes erros na cozinha: a sua saúde vai agradecer

há 5 horas

Se tem mais de 65 anos e gosta de caminhar siga este plano de um mês

há 5 horas

Se tem dúvidas venha esclarecer: estas são as características das pessoas atraentes

há 5 horas

Doença Bipolar: «Não há nenhum tratamento que a cure por completo», Jacinto Azevedo, psiquiatra

há 6 horas

Opinião: «A importância da atividade física para a saúde do fígado», Paula Peixe, médica

há 6 horas

Saiba como economizar o consumo de energia usando a mudança da hora

há 6 horas

Descobrimos o creme da Mercadona perfeito para tratar os sinais de envelhecimento: custa 5 euros

há 7 horas

Óbito: Morreu o ex-ministro da Saúde e médico Paulo Mendo

há 7 horas

Reduza a conta de água esta primavera com este truque simples 

há 7 horas

O enlatado recomendado pelos nutricionistas: baixo em calorias e cheio de antioxidantes

há 7 horas

Ovos escondidos e sabores revelados: vai ser assim este almoço de Páscoa

há 8 horas

Tunísia mais próxima dos viajantes portugueses e esta é a razão

há 8 horas

Rede Trofa Saúde inaugura clínica em Marco de Canaveses

há 8 horas

Um brunch buffet e uma caça ao ovo: neste hotel a Páscoa é em família

há 8 horas

O Majestic Princess sai de doca seca com novos e renovados espaços

há 9 horas

A primavera chegou e estas são as flores ideais para ter em casa

há 9 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.