Os travões são o sistema de segurança ativa mais importante de um veículo e, em particular, o ABS, que salvou milhares de vidas nas últimas décadas.
Por este motivo, a Euromaster, rede de oficinas especialista em manutenção integral de veículos, identificou as quatro partes do sistema de travagem de um carro que devem ser sempre monitorizadas, pois além de evitar acidentes, também evita um “susto” económico, com avarias que podem custar até algumas centenas de euros.
Assim, dentro do sistema de travagem, o bom estado do líquido dos travões é um elemento que por vezes passa despercebido. Este fluido absorve a humidade e as suas propriedades específicas evitam a oxidação das peças metálicas por onde circula, além de cuidar das peças de borracha por onde também circula.
Por todas estas razões, a Euromaster recomenda uma tarefa simples como a substituição do líquido dos travões – que pode custar entre 40 e 80 euros. Após substituição é necessário sangrar o sistema, para que todo o circuito receba corretamente o líquido livre de oxigénio, isso ajuda a evitar uma possível oxidação no sistema e a prevenir uma avaria muito grave como é a substituição do corpo do ABS, que tem valores na ordem das centenas de euros.