Para 2050 está previsto que mais de cinco mil milhões de habitantes sofram desta doença, um número crescente com o aumento entre os mais novos.
Em Portugal estima-se que, apenas nos últimos anos, entre as crianças em idade escolar[1], os valores de prevalência da miopia tenham duplicado. Para ajudar a combater este problema é lançado hoje o Programa Voluntários Para Travar a Miopia nas escolas de todo o território nacional.
Desenvolvido pela CooperVision, este programa está disponível para toda a comunidade escolar e grupos de trabalho de saúde escolar não sendo, contudo, necessária formação específica para ser voluntário. Os workshops estão direcionados às crianças do 3º ao 6º ano de escolaridade e podem ser orientados por professores, enfermeiros, animadores sociais ou encarregados de educação, basta serem voluntários na luta contra diminuição da visão de longe
As ações de sensibilização estão programadas para serem realizadas diretamente nas escolas de forma divertida e informativa. O projeto procura chamar à atenção de crianças, educadores e pais da importância da saúde ocular, a necessidade de desenvolver hábitos saudáveis e realizar consultas de rotina anualmente, assim como, quais os sintomas e consequências da miopia a médio e longo prazo.
Viky e Luka são as personagens que irão, ao longo da sessão, acompanhar os mais novos num conjunto de jogos interativos e dinâmicos para conseguirem adquirir comportamentos saudáveis quando utilizam os ecrãs de televisão, telemóvel ou tablets, em casa ou na escola, para que reduzam o tempo em frente aos equipamentos, e adquiram novos hábitos para cuidarem da sua saúde ocular. Juntos será possível abrandar a progressão da miopia nas crianças.
O Programa de Voluntários para Travar a Miopia é lançado hoje a nível nacional e está disponível através da página oficial: www.travaramiopia.pt