<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Autarquia prepara incentivo de mais de 1.100 euros para fixar médicos de família. O que acha da iniciativa?

7 Junho 2023
Forever Young

Saiba mais

Segundo a autarquia de Sintra, este apoio pecuniário municipal “destina-se a compensar os encargos decorrentes” da fixação dos médicos no concelho e será atribuído “enquanto o profissional proporcionar cuidados de saúde à população abrangida pela unidade de saúde em que estiver inserido”, avança a Lusa.

A Câmara de Sintra está a preparar incentivos para fixar médicos de família no concelho, prevendo um apoio adicional de 1.133,95 euros por mês para aqueles profissionais de saúde, anunciou a autarquia. Esta decisão pretende colmatar a falta de médicos de família existente naquele concelho do distrito de Lisboa.

O município referiu ainda que os concursos promovidos pelo Ministério da Saúde para a fixação de médicos só preveem “que parte das vagas em zonas carenciadas” tenha direito a incentivo pecuniário. Para exemplificar, referiu que, no último concurso, o concelho de Sintra só beneficia de “sete vagas carenciadas, suscetíveis de apoio pecuniário, num total de 51 vagas de clínicos de Medicina Geral e Familiar a preencher”.

Afirmando que a situação da Saúde no concelho é preocupante, a câmara frisou que vai procurar incentivar os clínicos a escolherem o concelho de Sintra como a sua área de atividade profissional. Além do incentivo à fixação de médicos de família, a autarquia lembrou os projetos de construção de cinco novos centros de saúde, requalificação de vários outros e a construção do novo Hospital de Sintra, um investimento superior a 50 milhões de euros que irá servir 400 mil utentes.

De acordo com a Câmara de Sintra, existem atualmente 454.904 utentes inscritos no Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) de Sintra, dos quais 378.793 são frequentadores. Desses utentes, 251.990 têm médico de família atribuído e 125.739 não têm, acrescentou, afirmando que “uma parte significativa da população” não tem “cobertura clínica garantida e regular por parte do Serviço Nacional de Saúde”.

Mais Recentes

«Inclua este fruto seco no pequeno-almoço e melhore o seu desempenho durante a tarde», revelam especialistas

há 11 minutos

Óbito: Morreu o realizador e guionista espanhol Mariano Ozores

há 15 minutos

Estudo confirma que a típica máquina de lavar roupa pode esconder riscos para a saúde

há 31 minutos

Consumidores europeus processam 7 companhias aéreas por cobrarem (indevidamente) bagagem de mão

há 51 minutos

Autoridades vão começar a verificar os porta-luvas de milhares de carros: este é o item obrigatório em todos os veículos

há 1 hora

Esta vitamina ajuda a prevenir cataratas e melhora a visão

há 2 horas

«Se acha que esta é “comida de pobre” está muito engando», avisa especialista

há 2 horas

Festival da Canção: investigação sugere que «Israel usou publicidade institucional para mobilizar votos»

há 2 horas

Companhias aéreas rejeitaram indevidamente mais de metade dos pedidos de indemnização em 2024

há 3 horas

Óbito: Morreu o futebolista Gadi Kinda

há 3 horas

Para miúdos e graúdos: seja uma “Rock Star” por um dia

há 4 horas

Cruz Vermelha Portuguesa lança “Guia de Etiqueta na Saúde Mental”

há 4 horas

Conhecida como a planta cicatrizante, a rosa mosqueta esconde 5 curiosidades

há 4 horas

Óbito: Morreu o comendador Jorge Sá

há 4 horas

Quando decidem viajar 30% dos portugueses procuram formas de poupar

há 4 horas

Óbito: Morreu o ator George Wendt da série “Cheers”

há 4 horas

Óbito: Morreu o vocalista dos Dropout Kings

há 4 horas

O bom funcionamento da tiroide é essencial para a fertilidade, avança especialista

há 4 horas

8 em cada 10 portugueses vão viajar este verão durante as férias e vão gastar mais de mil euros por pessoa

há 5 horas

Ácido clorídrico: conheça os perigos do material derramado no porto de Leixões

há 5 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.