<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Avós que cuidam dos netos têm uma maior probabilidade de viver mais tempo

18 Outubro 2022
Sandra M. Pinto

Que excelente noticia para todos

Se procura um incentivo adicional para passar algum tempo de qualidade com os seus netos diga que isso pode ajudar a que viva mais uns 20 anos. Esta ideia foi reforçada por um estudo britânico, que assim revela que avós e netos podem colher benefícios do seu tempo juntos. O estudo de 2017, que foi agora revisto pelos seus pares, encontrou uma ligação entre o aumento da expectativa de vida dos avós e o tempo que passam com os netos.

Um dos coautores do estudo, David Coall, congratulou-se com o facto de estar envolvido no campo da investigação, pois «enquanto as evidências se acumulam, esperamos fazer mais recomendações úteis para uma vida saudável». Porém, «apesar de algumas atualizações no campo, outras ligações precisam ainda de ser apuradas», destacou o professor universitário.

Para efeitos deste estudo foram analisadas as condições de saúde e sociais de mais de 500 participantes entre 1990 e 2009. A base de dados foi feita por entrevistas, – que incluiu uma secção em que os participantes descreveram a frequência com que cuidavam de um neto sem a presença dos pais -, e os exames médicos, em intervalo de dois anos. De destacar que este estudo se concentrou apenas nos avós que prestavam um serviço de cuidado periódico.

A equipa de investigação descobriu que os avós que tomam conta dos seus netos têm um risco inferior de morte (37%) comparado com os avós que não cuidam. A mesma redução foi observada na comparação entre os avós que cuidam e as pessoas que não são avós. No entanto, a equipa usou os mesmos dados, também, para perceber se os avós eram mais saudáveis por cuidar ou cuidavam porque eram saudáveis e capazes de o fazer.

Assim, David Coall resumiu os resultados na descoberta de que «a saúde representa apenas 22 por cento da associação causa-efeito entre o cuidar dos netos e a longevidade» e de que curiosamente existe ainda «um efeito direto desse cuidado na longevidade, embora ainda procuremos as razões para o mesmo», acrescentou.

No entanto, passar tempo com os netos e ajudar membros da família ou os amigos, indiscutivelmente, dá às pessoas uma sensação de propósito, que as ajuda a manter física e mentalmente ativas. Com a atenção de que existem diferentes formas de ajudar os outros.

Mais Recentes

Dados de viagens revelam que os viajantes portugueses não se cansam da Ásia

há 2 minutos

Celebre o verão com um brunch e acesso diário à piscina: tudo neste hotel

há 15 horas

Opinião: «Hiper-realistas, bebés reborn podem ser confundidos com bebés reais: brinquedo ou apoio emocional?», Alberto Lopes, neuropsicólogo/hipnoterapeuta

há 16 horas

5 dicas essenciais para vender os seus produtos em segunda mão

há 16 horas

Médico de Família: «O seu médico, sempre presente», Deolinda Chaves Beça, médica de família

há 16 horas

Água termal, temperatura a 30ºC e sem paredes: estas são as únicas termas ao ar livre em Portugal (continental)

há 17 horas

«Não use estes medicamentos; se usados em excesso, pode ter efeitos semelhantes aos da cocaína», alerta especialista

há 17 horas

Acabaram-se as picadas de agulha dos diabéticos: este invenção controla a glicemia com mais precisão

há 17 horas

Este é o “café mais bonito do mundo”: turistas fazem fila para entrar e um café pode custar 13 euros

há 18 horas

Para conhecer já hoje: estes são os 8 benefícios da masturbação

há 18 horas

Faça com que as almofadas e os travesseiros durem mais tempo: ponha em prática este truque

há 18 horas

Procure imediatamente o médico se sentir estas dores

há 19 horas

Água com gás: é ou não saudável?

há 19 horas

Se já passou dos 50: jamais coma estes alimentos à noite

há 19 horas

Projeto Universitário Contra o Cancro: como falar com jovens adolescentes?

há 20 horas

Esta é razão que leva a barriga a fazer barulho quando está vazia

há 21 horas

Nunca mais deite fora esta parte da cenoura: é um bônus para a saúde

há 21 horas

Óbito: Morreu o apresentador espanhol Manuel Torreiglesias

há 21 horas

Microplásticos inalados desativam células do sistema imunitário pulmonar

há 22 horas

4% da população adulta em Portugal sofre de uma doença mental grave

há 22 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.