Se pretende agregar mais descontos do que os oferecidos nestas datas, note que existem diversos cartões de crédito com vantagens únicas. Quer comprar aquele sofá que anda a namorar há meses e no verão conseguir fazer a sua viagem de sonho com milhas aéreas? Ou prefere receber parte do valor gasto nestas compras?
Planeamento e atenção são as palavras-chave
A Black Friday pode apresentar descontos tão elevados que levam qualquer pessoa a querer comprar mais do que realmente necessita.
O objetivo deste dia é oferecer produtos a preços reduzidos e, muitas vezes, os consumidores acabam por gastar tanto ou mais do que o valor original de um bem, porque compram mais itens que talvez não precisem.
Leia as sugestões que lhe deixamos para evitar gastos desnecessários e para que otimize ao máximo as suas compras na Black Friday :
1) Faça uma lista
O passo mais importante antes de começar as suas compras nestes dias de descontos imperdíveis é, sem dúvida, a criação de uma lista de itens que realmente necessita. Assim, guie-se apenas por esta listagem e evite comprar mais artigos do que os que apontou.
2) Saiba os preços
Algum tempo antes da Black Friday sugerimos que procure conhecer os preços dos artigos. Estes custos vão oscilando ao longo do tempo e, se souber no mês anterior qual o preço dos artigos que deseja, quando chegar a altura destes descontos conseguirá perceber se é realmente vantajoso comprá-los nestes dias.
3) Conheça os produtos
Nestas alturas é importante conhecer os artigos que deseja adquirir. Se o produto foi descontinuado poderá ter problemas futuros na reparação. Por outro lado, se necessitar de o trocar, poderá ter de respeitar algumas regras, pelo que deverá ler todas as letras pequenas.
Sugerimos ainda que guarde a fatura do produto que comprou e que se certifique de que este é o ideal para si. Por exemplo, se pretende comprar uma máquina da loiça, verifique se esta tem as medidas correspondentes às do seu móvel da cozinha.
4) Cuidado redobrado nas compras online
Na Black Friday as compras pela Internet aumentam para níveis exponenciais. Um maior número de transações poderá implicar uma vulnerabilidade acrescida em ataques cibernéticos.
Tenha especial cautela nestes dias, prestando atenção aos websites nos quais realiza as suas compras. Compre apenas nos websites que possuem o desenho de um cadeado junto ao endereço, o qual deverá ser iniciado por “https”, pois esta designação representa o protocolo digital que certifica a segurança dos dados dos clientes.
O ideal é precaver-se, mas não deixe passar esta oportunidade única para comprar aqueles produtos que tanto deseja ou precisa. A Black Friday permite poupar centenas de euros, portanto não desperdice os descontos oferecidos.
O que é a Black Friday?
Esta é uma data bem conhecida no calendário dos caça-promoções, nas quais a vasta maioria das lojas faz descontos por vezes bastante generosos no total ou em parte dos seus produtos.
A respetiva tradução, a partir do inglês, é “Sexta-feira Negra”. Esta é, como o próprio nome indica, uma tradição nascida nos Estados Unidos e recentemente importada para a Europa.
Fazer “bom uso” das promoções de ambos os dias é o que todos queremos, mas a questão que se impõe é: como comprar mais a menor custo, de modo a otimizar os gastos? A resposta é simples e não implica muita matemática.
Pense a longo prazo
É inevitável: ao longo do ano há muito em que gastar dinheiro. Para além das despesas quotidianas, há sempre ocasiões especiais (aniversários, etc.) que implicam um desembolso mais ou menos generoso e que, bem feitas as contas, fazem toda a diferença na carteira.
Assim sendo, aproveite esta época para deixar, desde já, tratados os presentes a comprar para o ano que vem. É um investimento que compensa e, por isso, preparámos duas situações a título ilustrativo.
As promoções variam muito, chegando aos 75% de desconto. Por isso, nesta nossa análise, para servir de referência, previmos e estabelecemos uma redução média de 30% em todas as compras.