O outono e o inverno são consideradas pelos especialistas as estações do ano mais favoráveis para a temida queda de cabelos.
Durante o verão, em geral, perde-se aproximadamente 70 fios por dia e, em contrapartida, nas épocas mais frias costuma perder-se entre 100 ou até mais.
No outono os dias são mais amenos e nublados pelo que acabamos por nos expor menos ao sol. Todos aqueles fios que vinham sendo conservados sob estímulo para crescer, passam agora para a fase de queda.
Para evitar o problema, é essencial a higienização do couro cabeludo, controle da oleosidade, equilíbrio do pH e nutrição do folículo.
Já o clima do inverno é severo com todos os tipos e texturas de cabelo. Assim como a pele, os fios precisam de proteção para permanecerem macios e saudáveis. As temperaturas e ventos frios podem ressecar o couro cabeludo e os cabelos, tornando-os ásperos, secos e com tendência a quebrar.
Um banho bem quentinho no inverno é tentador, mas a água quente pode secar o cabelo, pois remove o óleo natural e a humidade dos fios