<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Cancro da tiroide: conheça a doença mais comum da região da cabeça e pescoço

7 Agosto 2024
Sandra M. Pinto

Frequentemente, surge numa idade mais precoce do que a maioria dos outros tipos de cancro em adultos – dois em cada três casos ocorrem em pessoas na faixa etária entre 20 e 55 anos de idade. A causa exata da doença não é conhecida, mas existem alguns fatores que aumentam o risco de a desenvolver.

A tiroide é uma glândula que fica na região do pescoço, responsável pela produção de hormonas que ajudam a regular o metabolismo. O cancro na tiroide é decorrente do crescimento de nódulos malignos, ou tumores, nessa glândula.

Na maioria dos casos, os nódulos que aparecem no pescoço não são cancerosos, mas é importante que sejam analisados pelo médico. Se malignos, os nódulos são capazes de se espalhar e prejudicar o funcionamento de todo o corpo humano.

Geralmente, os nódulos malignos atingem pessoas entre 25 e 65 anos.

Ainda não existe um consenso médico sobre o que causa a soença. Entretanto, sabe-se que existem fatores de risco que podem aumentar as possibilidades da doença se desenvolver, como:

Exposição à radioterapia na cabeça e pescoço durante a infância;

Histórico familiar de cancro da tiroide;

Alimentação pobre em iodo;

Certas doenças genéticas, como a síndrome de Gardner e a doença de Cowden;

Idade superior a 35 anos;

Ser do sexo feminino;

O principal sinal que pode ser observado é a presença de nódulos na região do pescoço, que podem crescer rapidamente e deixar a região inchada. Podem estar associados a alterações na voz, como rouquidão, e causar sensação de falta de ar, dificuldade para engolir e tosse constante. Outro possível sinal é a dor no pescoço, que às vezes irradia para os ouvidos. Como os nódulos da tiroide são relativamente comuns e nem sempre indicam cancro, o diagnóstico deve ser feito por um médico.

Embora não existam estratégias específicas para prevenir a doença, manter um estilo de vida saudável, com uma dieta equilibrada e a prática de exercícios físicos, é sempre recomendado para evitar o surgimento de vários tipos de cancro.

A detecção precoce é uma estratégia para encontrar o tumor numa fase inicial e, assim, possibilitar maior possibilidade de cura e sucesso no tratamento.

Além disso, pessoas sem sinais e sintomas, mas com alto risco de desenvolver a doença – por exemplo, aquelas com histórico familiar – devem conversar com o médico e fazer exames periódicos para o rastreamento desse tumor.