O cancro do pâncreas, é um dos tipos de cancro do sistema digestivo, sendo também um dos principais tumores hepatobiliopancreáticos (fígado, pâncreas e vias biliares). É provavelmente a neoplasia mais temível nos dias de hoje.
A sua deteção precoce é muito difícil e o prognóstico é sempre preocupante. É o terceiro cancro do tubo digestivo mais frequente em Portugal, ainda que a sua prevalência tenha estabilizado nas últimas décadas.
A maior parte dos casos ocorre entre os 35 e os 70 anos, com o pico da incidência no grupo etário entre os 55 e 74 anos. Os homens e as mulheres são igualmente afetados pela doença.
No passado domingo foi anunciado que, após um “combate” de mais de um ano contra esta doença. Alex Trebek faleceu aos 80 anos. O facto de ser um apresentador extremamente querido e reconhecido pelo público americano permitiu gerar uma plataforma de sensibilização contra este terrível tipo de cancro. Nos últimos meses de vida Trebek procurou alertar para o problema, explicando quais os principais desafios e sintomas que devem ser mais vigiados.
Eis 4 sintomas de cancro do pâncreas que não deve nunca ignorar.
- Dor persistente no estômago
Tal como explicou a mulher de Trebek, a dor no estômago foi o primeiro sinal de que algo não estava bem. Foi durante uma viagem a Israel que o apresentador começou a registar este sintoma. No entanto no momento inicial foi algo desvalorizado, pois podia apenas ser justificado pela ingestão de um qualquer alimento estragado ou refeição mais pesada. Já no regresso a casa, a dor persistia, pelo que o apresentador foi forçado a consultar um médico e a fazer exames. Foi neste momento que o cancro foi diagnosticado. Trebek referiu, numa entrevista a Oprah, que se arrepende de não ter sabido mais cedo que este tipo de sintoma poderia indicar algo bem grave.
- Dor nas costas
Um outro sintoma muito associado a esta doença é uma dor intensa no meio ou fundo das costas. Isto é algo que nunca deve ser ignorado e que deve ter um acompanhamento médico adequado. Este tipo de cancro pode crescer de uma forma rápida e começar a pressionar os órgãos em redor, causando assim dor e desconforto.
- Perda de peso sem justificação
A perda de apetite é um sinal claro de que algo não está certo. Sobretudo nos casos de cancro do pâncreas isto é algo que acontece muito frequentemente. Nessa mesma entrevista Trebek confirmou que chegou a perder 5 quilos numa só semana.
- Amarelar da pele e dos olhos
De acordo com Associação Americana para o Cancro, um dos sintomas iniciais associados a este tipo de cancro é o amarelar da pele e olhos. Dado que esta pode ser uma manifestação algo subtil, é comum que seja um sinal que acabe por ser algo desvalorizado. Pode igualmente ser um sinal de outros problemas de saúde menos graves, no entanto é fundamental estar atento e consultar um médico para obter um diagnóstico adequado.