<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Cancro: investigadores recorrem ao kiwi para tratar efeitos secundários da quimioterapia

19 Junho 2024
Forever Young com Lusa

Investigadores do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP) desenvolveram um “método inovador” de uso oral que, feito a partir do kiwi, permite tratar os efeitos secundários provocados pela quimioterapia e radioterapia em doentes oncológicos, foi hoje revelado.

O projeto, intitulado Kiwi4Health, pretende “trazer alívio a milhares de doentes oncológicos” e “revolucionar o tratamento” da Mucosite Oral, complicação associada aos tratamentos de quimioterapia citotóxica e radioterapia, revela o ISEP em comunicado.

Caracterizada por lesões eritematosas e ulcerativas na mucosa oral, a Mucosite Oral causa dor intensa.

Atualmente, os tratamentos são de curta duração e requerem frequentemente o uso de analgésicos, “proporcionando apenas um alívio temporário”.

“Estima-se que entre 40 a 80% dos doentes submetidos a quimioterapia convencional e quase todos os que recorrem a radioterapia sofrem desta condição muitas vezes incapacitante”, indica.

Investigações mais recentes apontaram para o potencial benéfico dos polifenóis presentes na fruta, especialmente no babykiwi, para o tratamento da Mucosite Oral.

Aproveitando esses avanços, os investigadores do ISEP desenvolveram “um método inovador para a criação de um filme bucal utilizando compostos bioativos extraídos dos subprodutos do cultivo de babykiwis”.

Citada no comunicado, a investigadora Francisca Rodrigues, afirma que o processo envolve técnicas de extração verde, utilizando água e compostos bioativos encapsulados, resultando “num produto que pode ser facilmente aplicado na mucosa oral, proporcionando alívio prolongado e eficaz”.

“Os ensaios ‘in vitro’ em modelos bucais, acoplados aos ensaios ‘in vivo’ em animais que realizamos já com o extrato, são muito promissores, indicando uma nova esperança para os pacientes que sofrem desta dolorosa condição”, indica a investigadora.

O desenvolvimento deste método representa uma “abordagem positiva na prevenção e tratamento dos efeitos secundários” da quimioterapia e radioterapia, “destacando-se pela utilização de componentes naturais e sustentáveis”.

“O filme bucal demonstrou ter uma rápida capacidade de dissolução e permitindo a transferência dos compostos”, adianta a investigadora.

Financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, o projeto envolve investigadores da REQUIMTE e da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto, tendo já um parceiro interessado na comercialização do filme muco adesivo.

SPC // MSP

Lusa/Fim

Mais Recentes

Combate à obesidade com sistema robótico dispara na Península Ibérica

há 2 horas

Spa lança linha inovadora de tratamentos para responder às exigências do estilo de vida moderno

há 2 horas

O fim de uma era: Toblerone confirma o adeus ao chocolate amargo

há 2 horas

Portugal no top ten dos melhores destinos para congressos

há 3 horas

Este é o esconderijo perfeito das bactérias: fica dentro do frigorifico, asseguram os especialistas

há 3 horas

O que é mais saudável: tomar banho de manhã ou à noite? Especialista responde

há 3 horas

Benefícios da leitura para os maiores de 50 anos

há 4 horas

Selfies: a forma como as tira revela muito sobre si (e sobre os outros)

há 4 horas

Beber água quente: benefícios para o bem estar do organismo

há 4 horas

Fervem em pouca água: estes são os signos mais temperamentais

há 5 horas

Óbito: Morreu o fisiculturista Nikita Tkachuk

há 5 horas

«Se quer diminui o risco de doenças cardíacas vá para cama a esta hora», revela estudo

há 5 horas

Hidroginástica: benefícios para a saúde

há 5 horas

Opinião: «Obesidade – a doença do “sim, mas…”», Gil Faria, cirurgião

há 6 horas

Com as temperaturas a aumentar, mantenha-se fresco: dicas, texturas leves e aromas revitalizantes

há 6 horas

Villas, casas e chalets: 6 portos de abrigo para férias com serviço de luxo

há 7 horas

Para miúdos e graúdos: seja uma “Rock Star” por um dia

há 7 horas

Mitos e verdades sobre a saúde das pernas: o que precisa mesmo de saber

há 8 horas

Autoridades fazem um apelo: «não deixe estes objetos na bagageira do seu carro»

há 8 horas

Cães e gatos destas raças têm maior probabilidade de ter excesso de peso

há 8 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.