<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Capital Verde Europeia 2026 é portuguesa

27 Novembro 2024
Sandra M. Pinto

Cidade portuguesa foi distinguida em Valência, reconhecendo o compromisso contínuo do município com a sustentabilidade ambiental

Guimarães acaba de ser eleita Capital Verde Europeia 2026. O prémio foi atribuído hoje, em Valência, Espanha, cidade que detém a distinção de Capital Verde Europeia 2024. A cidade portuguesa concorria com Heilbronn (Alemanha) e Klagenfurt (Áustria), tendo-se, agora, sagrado vencedora, depois de, no ano passado, já ter figurado entre as três cidades finalistas. No âmbito do prémio, o município de Guimarães irá receber um apoio financeiro que será aplicado em projetos e iniciativas de sustentabilidade, no âmbito da estratégia levada a cabo pelo município.

Ao longo das diversas fases do prémio, o painel responsável pela avaliação das candidaturas a Capital Verde Europeia 2026, composto por sete especialistas independentes, destacou Guimarães pelo seu desempenho excecional em sete parâmetros ambientais – “qualidade do ar”; “ruído”; “água”; “biodiversidade, áreas verdes e uso do solo”; “resíduos e economia circular”; “alterações climáticas: mitigação; e “alterações climáticas: adaptação” –, reconhecendo o compromisso contínuo do município com a sustentabilidade ambiental.

Domingos Bragança, presidente da Câmara Municipal, manifesta o seu grande contentamento por este prémio, que considera merecido, pelo caminho que tem vindo a ser percorrido desde 2013: “Quero felicitar toda a equipa de trabalho, técnica e política, e todos os elementos da Estrutura de Missão Guimarães 2030, pela resiliência que evidenciaram durante todo este processo de três candidaturas. Mas quero sobretudo felicitar, com especial emoção, toda a comunidade vimaranense, desde os alunos das nossas escolas às Brigadas Verdes, da comunidade científica à empresarial. Todos foram importantes neste sucesso pelo envolvimento que demonstraram, e todos serão fundamentais para que 2026 seja mais um grande momento de celebração coletiva para Guimarães”, disse o edil.

Guimarães: Mais de uma década de transição climática

A candidatura de Guimarães a Capital Verde Europeia é sustentada por mais de uma década de trabalho na transição climática, focada nas sete áreas de indicadores ambientais definidas pela Comissão Europeia. Recorde-se que Guimarães tinha apresentado a primeira candidatura ao prémio em 2017 – tendo alcançado o quinto lugar entre as 13 cidades concorrentes. Este ano, e à semelhança do ano passado, a candidatura foi composta por um amplo portfólio de iniciativas ambientais que já valeram reconhecimento internacional. A título de exemplo, refira-se que o município vimaranense é uma das 100 cidades europeias comprometidas com a neutralidade climática até 2030, evidenciando um esforço conjunto entre a comunidade local, o setor privado, a academia e a administração municipal.

Este compromisso reflete-se no Plano Estratégico e Ecossistema de Governação Guimarães 2030, que promove uma gestão ambiental integrada e multidisciplinar, envolvendo vários setores da sociedade: investigação, envolvimento dos cidadãos e educação ambiental. Neste ponto, destaque para a ação do Laboratório da Paisagem e do programa PEGADAS, através dos quais Guimarães tem promovido a sensibilização para questões ambientais, incentivando comportamentos mais sustentáveis entre os cidadãos e as escolas. Este compromisso reflete-se ainda em projetos inovadores como o Desporto Carbono Zero e o Bairro C, iniciativas que visam a descarbonização e a criação de comunidades sustentáveis.

Guimarães é, também, signatária do Green City Accord e recebeu o prestigiado Mission Label da Comissão Europeia, no âmbito da EU Mission: Climate-Neutral and Smart Cities. A cidade está ainda envolvida em várias missões europeias relacionadas com os oceanos, solos e alterações climáticas, com projetos já em fase de implementação.

Sagrando-se, agora, Capital Verde Europeia 2026 – a segunda cidade portuguesa a obter o título, depois de Lisboa (2020) –, Guimarães dará continuidade aos projetos de revitalização da cidade, promoção de novas iniciativas com vista à neutralidade climática até 2030, assim como iniciativas para a melhoria de condições do território, gestão de resíduos e proteção da biodiversidade.

Sobre o prémio Capital Verde Europeia

O prémio Capital Verde Europeia é atribuído anualmente, destinando-se a cidades europeias com mais de 100 mil habitantes que se distingam em matérias de sustentabilidade ambiental, social e económica. A atribuição do prémio resulta de um processo de seleção rigoroso, ao longo do qual as cidades candidatas devem apresentar argumentos e provas do que já foi implementado à data e do que ainda será feito para se tornarem mais sustentáveis.

Mais Recentes

Octant Évora abre as portas da Enoteca: uma experiência enogastronómica única no Alentejo

há 58 minutos

Bebidas energéticas contêm um ingrediente que acelera o desenvolvimento de cancro no sangue

há 1 hora

«Cérebro congelado»: este é o grande mal do nosso tempo, diz especialista

há 2 horas

Se já só pensa nas férias, saiba que estes são os 30 países a visitar em 2025 (Portugal está na lista)

há 2 horas

Surpreenda-se: estes alimentos têm uma hormona que ajuda a perder peso

há 2 horas

De forma natural, aprenda como aumentar a testosterona depois dos 50 anos

há 3 horas

«Inclua este fruto seco no pequeno-almoço e melhore o seu desempenho durante a tarde», revelam especialistas

há 3 horas

Óbito: Morreu o realizador e guionista espanhol Mariano Ozores

há 3 horas

Estudo confirma que a típica máquina de lavar roupa pode esconder riscos para a saúde

há 3 horas

Consumidores europeus processam 7 companhias aéreas por cobrarem (indevidamente) bagagem de mão

há 4 horas

Autoridades vão começar a verificar os porta-luvas de milhares de carros: este é o item obrigatório em todos os veículos

há 4 horas

Esta vitamina ajuda a prevenir cataratas e melhora a visão

há 4 horas

«Se acha que esta é “comida de pobre” está muito engando», avisa especialista

há 5 horas

Festival da Canção: investigação sugere que «Israel usou publicidade institucional para mobilizar votos»

há 5 horas

Companhias aéreas rejeitaram indevidamente mais de metade dos pedidos de indemnização em 2024

há 6 horas

Óbito: Morreu o futebolista Gadi Kinda

há 6 horas

Cruz Vermelha Portuguesa lança “Guia de Etiqueta na Saúde Mental”

há 6 horas

Conhecida como a planta cicatrizante, a rosa mosqueta esconde 5 curiosidades

há 6 horas

Óbito: Morreu o comendador Jorge Sá

há 7 horas

Quando decidem viajar 30% dos portugueses procuram formas de poupar

há 7 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.