Partilhar

Casa da Irmã Lúcia reabre após oito meses de obras de restauro

A intervenção foi feita a partir dos relatos de Lúcia de Jesus nas suas Memórias e outros escritos, onde refere o que havia em cada divisão”.

9 Julho 2024
Forever Young com Lusa

A Casa da Irmã Lúcia, em Aljustrel, Fátima, que recebe 300 mil visitantes por ano, vai ser reaberta ao público na sexta-feira, após oito meses de obras de restauro e de museologia, que custaram mais de 338 mil euros.

Marco Daniel Duarte, diretor do Departamento de Estudos e do Museu do Santuário de Fátima, explicou que, “do ponto de vista da museologia”, a Casa-Museu foi preparada olhando para o imóvel “na perspetiva do que os peregrinos procuram encontrar”.

“Não a Lúcia [religiosa] doroteia ou carmelita, mas a Lúcia da infância”.

A intervenção foi feita a partir dos relatos de Lúcia de Jesus nas suas Memórias e “outros escritos, onde refere o que havia em cada divisão”.Assim, os visitantes desta Casa-Museu, a pouco mais de dois quilómetros do santuário da Cova da Iria, encontram a residência de uma família rural dos finais do século XIX, início do século XX, com os quartos com mobília da época, a cozinha com os respetivos artefactos, uma sala com um tear e uma máquina de costura, a arrecadação com a arca para os cereais e, num anexo, a casa do forno.

Em cada divisão, são projetadas frases escritas pela Irmã Lúcia, a mais velha dos três pastorinhos que, em 1917, foram protagonistas dos acontecimentos de Fátima.”Lúcia é uma figura incontornável de uma história globalizada desde a primeira hora”, pelo que “não é de estranhar que à sua volta se tenham criado narrativas que não correspondem à verdade”, disse o diretor do Museu do santuário, durante uma visita à casa dirigida aos órgãos de comunicação social, a anteceder a inauguração oficial das obras, agendada para o final da tarde de quinta-feira.

Para evitar incorreções, toda a intervenção foi sustentada em documentos escritos.

Marco Daniel Duarte sublinhou que o trabalho foi pluridisciplinar, acrescentando que também a casa dos santos Francisco e Jacinta Marto — primos de Lúcia -, a 200 metros de distância, vai ser objeto de restauro e de intervenção museológica.

A casa onde Lúcia de Jesus nasceu e viveu nos seus primeiros anos de vida com os seus pais e irmãos foi palco dos primeiros interrogatórios aos videntes.

A reabertura da Casa-Museu da Irmã Lúcia ocorre em plena semana do curso de verão deste ano do Santuário de Fátima, que tem como tema “Lúcia de Jesus: de criança anónima a figura maior do catolicismo contemporâneo”.

Nesta edição, pretende-se aprofundar a biografia e o contexto histórico em que viveu a vidente de Fátima, com especial foco para as instituições religiosas a que pertenceu.

Carlos Cabecinhas, reitor do Santuário de Fátima, Marco Daniel Duarte, António Araújo, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e da Fundação Francisco Manuel dos Santos, Manuela Mendonça, da Academia Portuguesa da História, e a Irmã Ângela Coelho, vice-postuladora da Causa de Canonização da Irmã Lúcia, são alguns dos palestrantes neste curso dirigido a quem pretende estudar o fenómeno de Fátima.

No dia 13, assinala-se o primeiro aniversário da leitura do decreto que proclama as “virtudes heroicas” da Irmã Lúcia, cuja promulgação foi autorizada pelo Papa Francisco em 22 de junho de 2023.

A promulgação deste decreto, lido em Fátima pelo bispo de Coimbra, Virgílio Antunes, “abre caminho à beatificação da irmã Lúcia de Jesus e do Coração Imaculado (…), figura central no conhecimento e divulgação da Mensagem dirigida à humanidade por Nossa Senhora nas Aparições na Cova da Iria, em 1917, faltando agora um milagre”.

A Irmã Lúcia, a mais velha dos três videntes de Fátima, é considerada pelos responsáveis do santuário da Cova da Iria como “figura central no conhecimento e divulgação da Mensagem dirigida à humanidade por Nossa Senhora nas Aparições”, em 1917.

Lúcia de Jesus nasceu em 28 de março de 1907, em Fátima. Após a morte dos primos — os santos Francisco e Jacinta Marto -, Lúcia ingressou no Instituto das Irmãs de Santa Doroteia em 1925, onde permaneceu até 1948.

O seu percurso como Religiosa Doroteia foi maioritariamente vivido em Espanha, onde teve as duas aparições que completam o ciclo da mensagem de Fátima, com os pedidos da Devoção dos Primeiros Sábados (1925), em Pontevedra, e da Consagração da Rússia ao Imaculado Coração de Maria (1929), em Tuy.

“Ainda durante este tempo, por ordem do Bispo de Leiria, escreve as suas primeiras Memórias, dando assim início a um dos meios através do qual divulgará a mensagem de Fátima: a sua obra escrita”, segundo as suas notas biográficas.

Entrou no Carmelo de Santa Teresa, em Coimbra, a 25 de março de 1948, onde permaneceu até à sua morte, em 13 de fevereiro de 2005.

Mais Recentes

Mudança de horário: é assim que a chegada da hora de inverno pode afetar a sua saúde, revelam os especialistas

há 7 horas

As melhores cidades do mundo para viajar em 2025 são…

há 7 horas

Um elefante e um burro: revelamos porque são estes animais os símbolos dos dois partidos nos Estados Unidos da América

há 7 horas

Uma sondagem global sobre as eleições de 2024 nos Estados Unidos da América revela qual dos dois candiadatos é o preferido dos portugueses

há 8 horas

Turismo chega ao último trimestre do ano mais confiante num 2024 recorde

há 8 horas

Uma questão controversa (ou nem por isso): como amar a grande arte feita por péssimas pessoas?

há 9 horas

Dia Mundial da Massa: este é o país onde se consome mais este alimento (e há um prato que é o preferidos dos estrangeiros)

há 9 horas

Uma das mais famosas (e belas) cidades da europa vai aumentar taxa de entrada para turistas para 10 euros: saiba quando

há 9 horas

Nova criação de Tiago Rodrigues “No Yogurt for the Dead” na Culturgest em fevereiro

há 10 horas

Óbito: Morreu o ator brasileiro João Rebello que entrou em Vamp’ e ‘Cambalacho

há 10 horas

Avatim lança campanha de Halloween explorando o lado misterioso das fragrâncias

há 12 horas

Encefalopatia Traumática Crónica: conheça aquela que é conhecida como a Demência Pugilística

há 12 horas

Óbito: Morreu o pugilista brasileiro Maguila

há 12 horas

Proteja a sua saúde: nunca reaqueça estes alimentos

há 13 horas

14 exposições de arte para ver na Europa no decurso do outono

há 13 horas

Inaugurada adega do Paço do Curutelo, após investimento de 3,4 milhões de euros

há 13 horas

Prepare-se: a vida deste signos vai mudar (e muito) até ao fim do ano

há 13 horas

Especialista em viagens de luxo revela 5 segredos para viajar como os mais ricos

há 13 horas

Entrevista: «É importante compreender que, na maioria dos casos, a disfunção eréctil é um sintoma de outro problema subjacente», Nuno Tomada, urologista e andrologista

há 14 horas

Clinica portuguesa assina acordo de cooperação com unidade de saúde do Médio Oriente

há 15 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.