Cenouras: dos diabetes ao cancro, este é o alimento da prevenção

As cenouras são, muitas vezes, consideradas como um dos alimentos mais saudáveis, que deve incluir na sua dieta.

Já são intemporais as expressões que sublinham as vantagens da cenoura. Com efeito, vários estudos sugerem que comer frutas e vegetais ricos em nutrientes, antioxidantes, fibras e minerais como as cenouras, pode ajudar a reduzir os riscos de cancro e doenças cardiovasculares. Um desses nutrientes presentes na cenoura é o beta-caroteno, muito importante no combate ao cancro do pulmão.

Uma meta-análise descobriu que as pessoas que após fumarem ingeriam uma grande variedade de carotenoides, reduziam o risco de sofrer de cancro do pulmão em 21 por cento, em comparação com aqueles que não o fizeram. O beta-caroteno antioxidante dá cenouras sua cor laranja brilhante. Além disso, ficou comprovada num estudo japonês, que a sua forte presença nas cenouras, também, pode reduzir o risco de cancro do colon.

Não obstante, a riqueza mais popular das cenouras é no campo da visão, devido à vitamina A, um micronutriente que impede o surgimento de doenças oculares como a xeroftalmia, uma doença ocular progressiva que pode prejudicar a visão normal. Quanto à pressão sanguínea, segundo os valores da tabela americana de nutrientes, meio copo de café de cenoura picada contém 1,8 gramas (g) de fibra. Depois dos 50 anos, as mulheres precisam de 21g por dia e os homens precisam de 30g.

As cenouras também podem ser um auxiliar importante no controlo da diabetes, devido à presença de antioxidantes e fitoquímicos, que podem ajudar a regular o açúcar no sangue. Cerca de um quarto do carboidrato nas cenouras é o açúcar, mas a quantidade de carboidratos nas cenouras é relativamente pequena. De acordo com a Harvard Health, o índice glicémico das cenouras é 39, por isso o impacto no sangue é muito baixo.

O facto das raízes laranjas conterem vitamina C, um antioxidante que ajuda a impulsionar o sistema imunológico e a prevenir doenças, pode ajudar a reduzir a gravidade de uma constipação e a sua duração.

Mas os benefícios da cenoura não se ficam por ai. Um estudo britânico descobriu que o extrato do sumo de cenoura pode matar células de leucemia e inibir a sua progressão.

De acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), 128 gramas de cenoura picada fornecem muitos nutrientes saudáveis e poucas calorias. Embora sejam um vegetal versátil, as cenouras devem ser descascadas e lavadas antes de serem consumidas. Podem ser comidas cruas, cozidas no vapor, assadas ​​e como ingrediente em muitas sopas e saladas.

Todavia, os médicos fazem o aviso para um possível consumo excessivo de cenoura, pois a vitamina A em demasia pode ser tóxica para os humanos. É improvável que uma hipervitaminose A aconteça apenas por causa da dieta alimentar, mas pode resultar do uso de suplementos ou de medicamentos derivados da vitamina A.

Ler Mais
pub


Artigos relacionados
Comentários
Loading...