O telefonema que se revela inoportuno
Mas também, recebemos chamadas de serviços de telemarketing ou de “call center” contratado por empresa, que pretendem vender um produto ou serviço.
Segue-se uma história maravilhosa de produto ou serviço e colocam-nos numa situação em que temos dificuldade de dizer que não pretendemos comprar ou aderir.
Se não gostamos do produto, também é difícil de argumentar, porque não temos ali à mão indicações técnicas ou evidências científicas que nos possam ajudar.
De facto, o telefonema foi inesperado e, do outro lado, está alguém que nos entrou sem pedir autorização.
Faz parte das técnicas de marketing e das vendas, embora agressivas.
Se pedimos para nos enviarem a proposta por email para podermos analisar com mais detalhe, contrariamos os princípios da venda agressiva que nos querem impor, dado que tem de ser tudo feito pelo telefone, para aproveitar a oportunidade.
Se insistirem, o melhor é desligar o telefone, para sermos eficazes!
Na maior parte das vezes, as chamadas deste tipo, são processadas por sistemas informáticos com alguma inteligência e que, para os operadores não perderem tempo à espera que o cliente lhes responda, o sistema inicia a chamada antes dos operadores estarem livres.
Ora, com frequência, quando atendemos a chamada, ficamos, como se costuma dizer, “a falar sozinhos”. O algoritmo não funcionou! Ou não teve em conta que do outro lado está uma pessoa.
Dizemos “Allo! Allo!” aguardamos uns segundos, até que um operador inicie o contacto. Ora isto é inconcebível, nós é que temos de aguardar?!
E lá vem a história que têm um produto ou serviço de excelência e que não há melhor no mercado.
Oferecem 25% de desconto se aderir já. Basta dizer que sim e o contrato vai por email ou por correio. Estamos a gravar a conversa para que o contrato seja válido. Mas não se preocupe que pode cancelar sempre que quiser. Bla Bla Bla Bla…
Há empresas que são recorrentes nesta técnica. O facto de não sabermos de quem é este número de telefone, leva a atendermos por uma questão de boa educação e acabamos frustrados.
Mesmo frisando que não estamos dispostos a perder o nosso tempo nesta conversa, já que, quando temos necessidade de alguma coisa, sabemos onde procurar e obter referências da qualidade do serviço ou produto, muitas vezes, o outro lado insiste!
Melhorar e completar a base dos contactos
Podemos melhorar a nossa base de contactos guardando os números de telefone de casos em que o contacto não é frequente, mas com os quais sabemos que podemos vir a contactar.
Exemplificamos com a farmácia, a candidatura a um emprego, mas podem ser casos como o supermercado que frequenta habitualmente, a loja onde faz compras de vários materiais de escritório, a livraria, etc.
Passando a identificar o número de telefone anteriormente desconhecido, permite-se minimizar a hipóteses de receber chamadas não identificadas.
Nalguns casos há chamadas ou mensagens por SMS que podem ser “spam”.
O objetivo não é que atendam a chamada. São chamadas de “trap” (reverse trap call) que podem acabar por ser cobradas com elevado custo ou em que, automaticamente, resultam na subscrição de um serviço.
Por isso se desconfiar e não atender, não devolva a chamada.
Se for alguém que lhe quer falar, voltará a ligar, mesmo que sejam os ditos “call centers”.
E se for um SMS não responda e, sobretudo, nunca dê informações pessoais.
Como identificar o número de telefone
Pode saber a quem pertence um número de telefone ou telemóvel, o que permite devolver a chamada, colocando o número de telefone nos contactos, já que foi previamente identificado.
Há várias plataformas disponíveis em Portugal que utilizam o contributo dos utilizadores para compilarem informação de telefones mais ou menos confiáveis, permitindo descobrir o número de telefone e saber a quem pertence.
Plataforma Tellows
Exemplificando com a plataforma Tellows
Digitando um número de telefone, por exemplo 965935900.
O sistema retorna informação, como sendo do Hospital da Luz e que é um telefone confiável, a que atribuem um score de 1.
Podemos, também, ver quem identificou e classificou este número de telefone e podemos contribuir com a nossa própria avaliação.
Se procurar uma forma de como bloquear um número de telefone, o Tellows também o pode fazer.
Pesquisa Google
Uma pesquisa no Google também é uma possibilidade. Se os contactos forem de empresas normalmente esses telefones estão disponibilizados nos sites e são, portanto, reconhecíveis pelo motor de pesquisa.
Ligaram-me.pt
Uma plataforma alimentada pelos utilizadores e muito simples de utilizar é a Ligaram-me.pt.
Os utilizadores digitam o número de quem lhes ligou e podem saber de imediato qual a avaliação feita pela equipa do LIGARAM-ME.PT.
Fica assim a saber de quem é esse número de telefone.
Ao aceder à plataforma escreve o número de telefone que pretende identificar e a resposta é imediata.
Se o telefone estiver já identificado a resposta mostra qual a avaliação feita pela equipa interna.
Neste exemplo o número digitado 965935900 corresponde ao Hospital da Luz e é uma chamada confiável.
Tem ainda a localização geográfica desse telefone.
Pode também acrescentar o seu comentário ou, se o telefone não constar na base de dados, pode contribuir para a melhoria da informação, colocando esse número.
Há outras alternativas, como a Páginas Amarelas, a Truecaller ou Quem me liga.
Como bloquear um número de telefone que não queremos atender
Se, de todo, não quiser atender determinado telefone, o seu telemóvel provavelmente pode bloquear um número de telefone. Experimente esta opção ou peça ajuda ao seu Operador de Comunicações.
É possível que algumas versões mais antigas dos telefones não tenham essa possibilidade.
Podemos, ainda, descarregar uma aplicação para o telemóvel que pode fazer esse bloqueio. Por exemplo, o Tellows pode ser descarregado para o telemóvel, quer para sistemas Android quer para IOS.
Pode experimentar o funcionamento, com um número de telefone de teste, para se inteirar do procedimento.
Existem outras Apps para descobrir o número de telefone que lhes ligou ou mesmo o que lhe está a ligar. Algumas Apps têm a possibilidade de identificar imediatamente a chamada telefónica, recorrendo a dados existentes nas redes sociais.
São exemplo as Apps Sync me e TrueCaller e Call Up.
Enfim, todo o cuidado é pouco. Não se deixe enganar!