Chá vermelho: quais os seus benefícios e as suas contraindicações

Extraído da mesma planta que também produz o chá verde, o preto e o branco, a Camellia sinensis, a diferença está no processo de fermentação e em alguns benefícios para a saúde.

O chá vermelho tem uma fermentação diferente feita com microrganismos. Uma das bactérias utilizadas é a Streptomyces cinereus cepa Y11 cuja fermentação dura de 6 a 12 meses e, nos chás de altíssima qualidade, pode durar até 10 anos. Tal fermentação é a grande responsável pelos imensos benefícios do chá:

Ajuda o sistema imunológico
Por causa da fermentação, o chá vermelho é rico em flavonoides (antioxidantes e anti-inflamatórios que ajudam na formação das células T), os principais componentes do sistema imunológico.

Ação antibacteriana e antiviral
Os flavonoides também estimulam a atividade das células NK, que protegem o corpo da ação dos vírus.

Protege a saúde da pele
Os anti-inflamatórios e antioxidantes naturais protegem a pele dos raios UV e retardam o aparecimento das rugas e da flacidez da pele por possuir vitaminas, B2 e E, responsáveis pelo colágeno.

Ajuda na redução de peso
Por conter cafeína o chá vermelho acelera o metabolismo pelo efeito termogénico, aumenta a vontade de executar atividades físicas e ajuda a queimar gordura.

Calmante
O chá vermelho tem propriedades que reduzem a quantidade de cortisol, hormona responsável pelo stress proporcionando uma sensação de calma e bem-estar.

Propriedades depurativas
Ajuda a acelerar o metabolismo e favorece a digestão.

Reduz o colesterol
Reduz o apetite e o colesterol saturado prejudicial à saúde, limpando o fígado das gorduras consumidas.

Contraindicações:

  • Devido ao facto de o chá vermelho conter cafeína, quem é sensível a ela não o deve beber, assim como quem tem hipertensão, insónia e mulheres grávidas.
  • Não se devem beber mais do que duas chávenas por dia. 
Ler Mais