A felicidade evolui ao longo da vida e, embora a velhice traga desafios, pode oferecer maior satisfação emocional. Envelhecer envolve adquirir sabedoria e experiência , o que influencia a forma como administramos as emoções e lidamos com a vida diária.
Um estudo da Association for Psychological Science analisou dados de várias gerações ao longo de 30 anos, incluindo mais de 10 mil participantes. Tendo em conta fatores como a saúde, a educação, o género e o local de nascimento, constatou-se que a satisfação com a vida aumenta consistentemente ao longo do tempo.
Os adultos mais velhos, especialmente aqueles que viveram momentos difíceis, demonstraram um bem-estar crescente, sugerindo que experiências desafiantes podem criar maior resiliência e satisfação com a idade, especialmente se mais tarde na vida perceberem que as coisas à sua volta melhoraram.
Outro estudo, publicado no Journal of Personality and Social Psychology e discutido pela Live Science, investigou como os idosos lidam com emoções negativas . Os resultados mostraram que, quando comparados aos adultos mais jovens, os idosos sentiram menos raiva e ansiedade.
Os idosos destacaram-se na “aceitação” , ou seja, na capacidade de lidar com as suas emoções de forma mais saudável, sem as evitar, o que parece ser um fator chave para o seu bem-estar emocional