Viver perto de zonas com fluxo intenso de carros pode aumentar o risco de suicídio, indica o estudo do Swiss Tropical and Public Health Institute, da Suíça.
Os investigadores analisaram dados de 5,1 milhões de adolescentes e adultos com 15 anos ou mais no Swiss National Cohort de 2001 a 2015.
Eles também incluíram dados de exposição ao ruído de fontes de transporte, incluindo tráfego rodoviário, ferroviário e aéreo, disponíveis para todos os domicílios em 2001 e 2011. Os autores atribuíram esses dados ao ruído aos participantes do estudo com base em seu local de residência.
Embora tenham encontrado apenas uma associação, os resultados que ligam os níveis de ruído e o suicídio foram robustos mesmo após o ajuste para a exposição à poluição do ar, a quantidade de verde ao redor das casas e vários indicadores socioeconómicos. A cada aumento de 10 decibéis no ruído médio do trânsito em casa, o risco de suicídios aumentava em 4%.
Os pesquisadores explicam que o ruído aumenta a carga mental, contribuindo para o desenvolvimento de transtornos mentais ou agravamento de condições preexistentes.
Fonte: Environmental Health Perspectives. DOI: 10.1289/EHP11587.