Oleoginosas
Nozes, amendoim, amêndoas, bem como pistache e outras oleoginosas têmóleos cheios de substâncias positivas para o organismo.
Se consumidos em porções moderadas diariamente, cerca de 35 gramas a 40 gramas por dia, ajudam a baixar o colesterol mau e a manter o equilíbrio do bom colesterol.
Peixes
Peixes são ótimos no controle do colesterol devido ao ómega-3, um tipo de gordura que ajuda a reduzir o LDL no sangue, os níveis de triglicerídeos e os riscos de acidentes cardiovasculares.
Soja
Embora a proteína de soja não reduza de forma direta os níveis de colesterol, é uma fonte proteica com pouca gordura saturada e uma quantidade interessante de gordura insaturada.
Chá verde
Além de combater a retenção de líquidos e ajudar no emagrecimento, combate os níveis altos de LDL no sangue.
Fibras
Frutas, legumes, verduras, alimentos integrais, bem como grãos, cereais, como a aveia; e outras fontes de fibras são excelentes alimentos contra o colesterol alto.
Óleos vegetais
Azeite, óleo de girassol, de milho, algodão, arroz e assim por diante são fontes de gordura insaturada e não têm gordura saturada.
Chocolate amargo
Rico em flavonoides, o chocolate amargo – ou seja, com cacau em concentração superior a 70% – é um dos vilões do LDL.
Canela
Conforme pesquisa desenvolvida pela Universidade dos Kansas, nos Estados Unidos, consumir pelo menos meia colher de sopa de canela em pó por dia, além de acelerar o metabolismo, tem um papel importante no combate ao colesterol mau.
Laranja
A fruta ajuda a soltar o intestino preso (se consumida com a polpa) e é rica em vitamina C. Os flavonoides presentes na laranja reduzem os níveis de colesterol LDL uma vez que limita a absorção do colesterol no intestino.
Abacate
Ajuda a reduzir os níveis de colesterol no sangue e a melhorar a saúde do coração.