O Hospital da Bonecada está prestes a instalar-se no Colombo, pela 24.ª vez. A iniciativa promovida pela Associação de Estudantes da NOVA Medical School vai estar presente na Praça Central, de 23 de abril a 4 de maio, e desafia todas as crianças entre os 3 e os 10 anos a transformarem-se em médicos e a embarcar numa jornada de descoberta pela área da saúde. O objetivo? Combater a “Síndrome da Bata Branca”.
Com um cenário imersivo que recria um verdadeiro hospital-modelo, a iniciativa tem sido um sucesso, ano após ano. Nesta experiência imersiva, cada criança é médica do seu próprio brinquedo e pode passar por 14 salas temáticas, incluindo a Triagem, o Bloco Operatório, o Laboratório, o Gabinete de Imagem Médica, Ginásio de Fisioterapia e Sala de Nutrição.
O Hospital da Bonecada procura fazer com que os mais novos aprendam, de forma lúdica e pedagógica, o funcionamento do mundo da saúde, e, assim, percam o medo do ambiente hospitalar – conhecido como a “Síndrome da Bata Branca”.
Esta edição surge subordinada ao tema “A Criança e as Emoções”, enfatizando os sentimentos como parte essencial do crescimento e base para uma sociedade mais empática. A entrada é gratuita – bastando apenas fazer a reserva na APP do Centro – e o horário de funcionamento é alargado, das 10h00 às 21h00, todos os dias, para que mais pessoas consigam participar. Só em 2024, o projeto contou com 6 500 pequenos médicos.
“Para o Colombo, é com orgulho que recebemos mais uma edição desta iniciativa, onde as crianças podem viver uma experiência repleta de emoção, que une a Medicina à brincadeira, promovendo um maior conhecimento sobre o universo hospitalar. É com entusiasmo também que vemos o crescente número de participantes e o empenho da Associação de Estudantes da NOVA Medical School em inovar todos os anos”, refere Paulo Gomes, diretor do Centro Colombo.
Hospital da Bonecada
Datas: de 23 de abril a 4 de maio
Horário: das 10h00 às 21h00, diariamente
Reserva de visita: APP do Centro Colombo
Entrada: livre