Partilhar

Como comer menos carne, segundo os especialistas (sem ter de adotar medidas extremas)

Investigadores alertam para os benefícios de se adotar uma dieta mais equilibrada.

29 Julho 2023
Sandra M. Pinto

Atualmente o consumo de carne tem, mais do que nunca, uma conotação negativa. Uma maior consciência ambiental, de saúde e proteção animal, levou a Sociedade a perceber os impactos negativos da indústria da carne tanto para o meio ambiente como para o nosso bem-estar.

Somam-se os estudos (e documentários) que assinalam a forma como uma dieta vegetariana pode ajudar a prevenir o aparecimento de doenças, como o cancro e a diabetes. Como tal, cada vez mais vemos pessoas a “converter-se” a uma alimentação exclusivamente baseada em plantas. No entanto, alguns investigadores alertam para o facto de na maior parte dos casos não ser necessária uma transição tão radical para se começar a sentir os benefícios de uma alimentação não tão baseada em proteína animal.

Um estudo recente da Universidade de Harvard concluiu que ao substituirmos apenas uma refeição diária de carne por uma dose de frutos secos, podemos estar a reduzir o risco de morte prematura em cerca de 20%. Se substituirmos essa refeição por uma dose de legumes esse risco é reduzido em 10%. Em suma, quanto mais formos capazes de substituir algumas doses diárias de carne por outros pratos “vegetarianos”, melhores serão os benefícios para a sua saúde.

Pode, no entanto, ser complicado fazer esta gestão e decidir “cortar” com uma série de pratos de carne que habitualmente sempre fizeram parte da nossa dieta. O que cozinhar em alternativa? Que ingreidentes utilizar? Para ajudar neste projeto, eis um conjunto de dicas.

  1. Use temperos e condimentos saborosos

É certo que o sabor da carne é pouco comparável a qualquer outro tipo de vegetal. Apesar disto é importante que procure alternativas alimentares que sejam igualmente saborosas e que ajudem a replicar um pouco as sensações despertadas pela carne.

Para este efeito, existem um conjunto de alimentos que poderão ser particularmente eficazes. A Soja, o misso, os cogumelos e os tomates (sobretudos secos) ajudam a criar uma maior dinâmica de sabor aos seus pratos. Adicionalmente os temperos e condimentos certos são absolutamente fundamentais. Cominhos, caril e sobretudo um pouco de paprika pode ajudar a enriquecer os seus pratos.

  1. Aproveite melhor os cogumelos

Este tipo de fungos são particularmente interessantes pois conjugam um sabor salgado com uma textura que faz lembrar um pouco a carne. Podem assim ser ótimos substitutos que pode cozinhar de variadíssimas formas. Experimente grelhar um Portobello e use-o como um hamburguer. Corte cogumelos em pedaços e utilize-os em receitas de chili. Não tenha receio de arriscar.

  1. Feijões, Feijões, Feijões

Este é um alimento rico em proteína (tal como a carne) que contém igualmente bastante fibra. É assim algo que deve acrescentar à sua dieta com total confiança. Apesar de o seu sabor ou textura serem bastantes diferentes da de um naco de carne, existem inúmeras formas de criar pratos saborosos tendo como base o feijão.

  1. Explore o Mundo dos veggie burguers

Uma das coisas que parece assustar muitas pessoas, é a ideia de terem que preparar pratos mais complicados quando chegam a casa após um dia de trabalho. Todos sabemos o quão conveniente é fritar um hamburguer em 5 minutos, sem grande preparação.

Felizmente existem igualmente alternativas vegetais bastante fáceis de cozinhar. Os veggie burguer (que podem ser congelados ou não) são porventura uma das formas mais conveniente de substituir algumas refeições de carne. São extremamente saborosos e existem em inúmeras variedades. Experimente vários e tente encontrar aqueles cujo sabor for mais do seu agrado.

  1. Conheça melhor o Tofu

Esta é uma das alternativas à carne mais conhecidas. Infelizmente tem uma má reputação. Muita gente critica o sabor e textura deste alimento. No entanto muitas vezes a culpa é da forma como é cozinhado.

Existem diversos tipos de tofu. Normalmente todos são conhecidos por absorver bem quaisquer molhos ou temperos que decida incluir num prato. Assim tem a flexibilidade de ajustar o sabor deste alimento conforme desejar. Experimente várias receitas, vai ver que irá encontrar pelo menos uma ideal para si.

Mais Recentes

Nem lentilha nem feijão: conheça a leguminosa que deve consumir para ficar com a barriga lisa

há 17 minutos

TAP Air Portugal vai ter duas novas rotas para os EUA: vão ligar diretamente Lisboa a Los Angeles e o Porto a Boston

há 40 minutos

Procedimento totalmente inovador promete ser a revolução do tratamento na neoplasia prostática

há 45 minutos

Vila Galé inaugura novo resort no Ceará destacando o bem-estar e experiências únicas

há 53 minutos

Isto é o que acontece ao corpo se comer batatas todos os dias, alertam especialistas

há 2 horas

Opinião: «Excessos na época festiva e o impacto na saúde do fígado», Arsénio Santos, presidente da Associação Portuguesa para o Estudo do Fígado

há 3 horas

Precisa de dinheiro? Estes são os signos que (muito provavelmente) vão ficar ricos em 2025

há 3 horas

UE adota recomendação para a criação de espaços sem tabaco ao ar livre

há 3 horas

Investigadores portugueses recebem bolsas do Conselho Europeu de Investigação

há 3 horas

E se o desafiassem para dizer adeus a 2024 num evento de entrada gratuita e com provas de chocolates de borla: aceitava?

há 5 horas

Dia Internacional dos Portadores de Alergia Crónica: «É muitas vezes subestimada e afeta a qualidade de vida de milhões de pessoas», Tiago Rama, imunoalergologista

há 5 horas

Especialistas descobrem sintoma que prevê com precisão quem terá um ataque cardíaco nos próximos 2 anos

há 5 horas

“No inverno tudo piora”: campanha apela à solidariedade para mudar as condições de vida de quem é forçado a fugir da guerra e do frio

há 5 horas

Quer comprar um termoacumulador, mas não sabe o que escolher? Estes são os pontos mais importantes a considerar

há 6 horas

Médicos reforçam a importância de cuidar do coração durante a época festiva

há 6 horas

Opinião: «Após uma doença ou acidente, quem pode e quem quer, tem direito a voltar ao trabalho », Mónica Salazar, diretora do CRPG – Centro de Reabilitação Profissional

há 6 horas

Especialista revela o que nunca se deve fazer quando se está constipado

há 6 horas

Choque tóxico: conheça a condição que levou doente a sofrer amputações depois de ter sintomas de «uma gripe ligeira»

há 6 horas

Pouco conhecida, esta infusão ajuda a baixar a febre se estiver constipado ou com gripe

há 7 horas

É oficial: Europa declara-se “gatólica”. Estudo revela que os gatos superam os cães em popularidade

há 7 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.