Como cozinhar um hambúrguer perfeito? Eis as dicas que deve seguir

Prepare-se para transformar a sua cozinha numa verdadeira hamburgueria gourmet.

Prático, simples e delicioso. Não é por acaso que o hambúrguer é atualmente uma das refeições mais populares. Muitos são os restaurantes que se dedicam exclusivamente a este prato, procurando sempre encontrar novas formas de o tornar mais sofisticado e saboroso, claro.

No entanto, não é preciso ir a um restaurante para comer um hambúrguer perfeito. Em casa é também possível cozinhar este tipo de carne, seguindo algumas das dicas profissionais. Com alguns cuidados e com alguns conhecimentos, é possível criar um hambúrguer caseiro que respeite a qualidade da carne.

[Leia também: 10 truques e dicas para aprender a “dominar” o seu micro-ondas]

O tempero certo, o tratamento e temperatura ideal são tudo fatores fundamentais. De acordo com o chef Renato Consollaro, estas são as dicas essenciais que deve seguir para cozinhar o seu próprio hambúrguer caseiro.

 

  1. Medida certa de carne e gordura

Um hambúrguer perfeito não precisa de incluir farinha ou ovos na sua preparação. Basta a carne, sal e pimenta. No entanto para garantir uma receita verdadeiramente suculenta, macia e saborosa é recomendado que faça uma mistura (ou blend) de carnes e gordura. Cerca de 30% da mistura deve ser composta de gordura, para ajudar a modelar e a dar firmeza ao hambúrguer.

 

  1. Carne de primeira qualidade vs. segunda qualidade

De acordo com o chef, usar cortes caros de carne para fazer hambúrgueres é um desperdício de dinheiro. Em alternativa deve usar cortes como o acém ou a pá. Estes vão oferecer um sabor mais acentuado e uma cor vermelha intensa. Pode ainda escolher variar e optar por outro tipo de carne animal, como o cordeiro, frango ou porco. O importante é que escolha sempre peças frescas no talho e certifique-se que esta é “picada” no momento pelo talhante.

 

  1. Usar uma chapa bem quente

Independentemente de usar uma chapa, uma grelha ou uma frigideira, o fundamental é garantir que estas superfícies estão bem quentes antes de colocar a carne. Desta forma vai conseguir que a carne fique mais saborosa e menos seca. Pré-aqueça sempre e dê preferência a frigideiras mais grossas, capazes de reter o calor por mais tempo.

 

  1. Tempere no momento certo

Nunca tempere a carne antes de a modelar. Apenas deve colocar o sal quando já estiver em forma de “disco”, caso contrário o sal pode afetar a textura do hambúrguer, ao interferir e dissolver a proteína do músculo. Pode moldar a carne com as suas mãos ou com a ajuda de uns aros metálicos. Quanto mais alto ficar o hambúrguer mais suculento será. Polvilhe com sal e um pouco de pimenta antes de colocar na chapa.

 

  1. Truques para finalizar

Evite pressionar e amassar muito a carne moída, pois isso pode deixar o hambúrguer mais compacto e duro. Caso vá servir a carne dentro de um pedaço de pão, deve primeiro preparar este “acompanhamento”. Coloque primeiro o pão numa frigideira com um pouco de manteiga de forma a que este fique ligeiramente tostado e crocante. Só depois deve inserir no seu interior um hambúrguer para garantir que o molho fica bem preservado e não ensopa totalmente o pão. Para finalizar, poderá incluir outro tipo de ingredientes a gosto. Alface, rúcula, ovo estrelado, queijo ou bacon são algumas das opções mais populares. Dê “asas” à sua imaginação!

 

[Leia também: Congelar pão? Estes são os 4 passos que deve (mesmo) seguir]

 

 

Ler Mais


Artigos relacionados
Comentários
Loading...