A época de inverno da KLM vai decorrer, este ano, de 29 de outubro de 2023 a 31 de março de 2024. A cidade francesa de Marselha foi adicionada à rede. A KLM está também a oferecer mais 20% de lugares para o Canadá este inverno, face ao mesmo período do ano passado. Durante o inverno, os voos diretos para Pequim e Xangai voltam a ter partidas diárias. Todos estes destinos podem ser alcançados a partir de Lisboa ou do Porto via o hub da companhia em Amesterdão-Schiphol.
A mais recente classe intermédia da KLM, a Premium Comfort, está agora disponível em todos os Boeing 787-9 e 787-10. A reconfiguração da frota de B777-300 vai ser concluída este inverno para incluir os novos assentos da World Business Class e da Premium Comfort. O mesmo processo de reconfiguração será então iniciado para a frota de B777-200. Este inverno, a rede da KLM inclui 157 destinos: 92 na Europa e 65 intercontinentais. O número de destinos servidos no inverno é sempre ligeiramente inferior ao do verão, devido à flutuação da procura sazonal.
Oferta em Portugal
A oferta da KLM em Lisboa e no Porto vai crescer este Inverno de 2023-24 face a período homólogo, em especial no Porto. Este aumento tem por base, essencialmente, o aumento de frequências entre o Porto e Amesterdão-Schiphol, onde a KLM vai oferecer 21 frequências/trajeto/semana (vs. 7 em 2022); entre Lisboa e o hub nos Países Baixos, a companhia propõe 21 frequências/trajeto/semana (vs. 15 em 2022). Esta oferta é complementada pela da sua parceira Air France, que prossegue os seus voos entre Lisboa ou o Porto para o hub da companhia em Paris-Charles de Gaulle (CDG).
O grupo continua também a oferecer voos diretos em codeshare com o seu parceiro da joint venture transatântica, a Delta Air Lines, a partir de Lisboa para Nova Iorque-JFK e Boston.
Europa
A KLM vai acrescentar Marselha à sua rede europeia. A partir de 29 de outubro, a cidade francesa fica acessível com três voos diários. Tal como no ano passado, a KLM também vai voar para Rovaniemi (Finlândia) este inverno. O serviço bisemanal será mantido este ano. Rennes será servida diariamente. Embora este destino francês seja novo este Inverno, representa uma continuação do programa de verão. O número de lugares aumentou 7% face ao programa do inverno anterior.
América do Norte
Este inverno, a KLM vai servir 19 destinos na América do Norte (Canadá, EUA e México). Nos Estados Unidos, a KLM efetuará um serviço diário para Washington, o que significa três voos por semana adicionais face ao inverno passado. A Premium Comfort Class estará disponível na maioria dos destinos nos EUA. Esta nova classe da KLM oferece aos passageiros assentos confortáveis, incluindo espaço extra para as pernas e um conceito de catering privado.
A KLM está a oferecer mais 20% de lugares para o Canadá em comparação com o ano passado. Semanalmente, haverá uma média de onze voos para Toronto, quatro para Montreal, três para Edmonton, sete para Calgary e quatro para Vancouver.
Caraíbas e Suriname
A KLM irá assegurar um serviço diário para Curaçau e, na época alta (durante as férias do Natal e da primavera), a ilha será servida 11 vezes por semana. Para Aruba, em combinação com Bonaire, a KLM efetuará um serviço diário em Airbus A330-200 ou A330-300, tal como efetuou no verão de 2023. St Maarten será combinada com Port of Spain (Trinidade e Tobago). Serão realizados três a quatro voos semanais para este destino. Paramaribo (Suriname) estará disponível seis vezes por semana em aviões B777-300.
América do Sul
A KLM irá operar um serviço diário para a Argentina, Brasil, Chile, Colômbia e Panamá. A semelhança do ano passado, Buenos Aires (Argentina) será combinada com Santiago do Chile (Chile). San José (Costa Rica) será servida quatro vezes por semana, diretamente ou com escala. Além disso, haverá seis voos semanais para Lima (Peru) e Quito e Guayaquil (Equador).
África
A KLM irá operar serviços diários para dois destinos na África do Sul: Joanesburgo e Cidade do Cabo. Haverá também voos diários em B777-300 para Nairobi e Acra. Os passageiros terão a opção de voar para três destinos na Tanzânia este inverno: cinco voos por semana para Kilimanjaro em combinação com Dar es Salaam. Além disso, haverá dois voos para Zanzibar em combinação com Dar es Salaam. A KLM efetuará seis voos por semana para Lagos (Nigéria). Adicionalmente, Kigali, no Ruanda, e Entebbe, no Uganda, também serão servidas cinco vezes por semana durante este inverno.
Ásia e Médio Oriente
Na Ásia, a rota para Taipé combinada com Manila vai regressar (quatro vezes por semana) e as escalas em Seul e Banguecoque foram suspensas. A capacidade para a Ásia ainda não recuperou totalmente da pandemia da Covid-19.
Os destinos previstos:
– Pequim e Xangai (China) serão servidos diariamente.
– Hong Kong estará acessível diretamente quatro vezes por semana neste inverno, o que representa um voo suplementar por semana em relação ao inverno de 2022.
– Voos diários de/para Tóquio Narita (Japão) serão efetuados sem escalas, o que corresponde a três voos suplementares por semana em relação ao ano passado. A rota de Osaka (Japão) será operada três vezes por semana.
– Seul, na Coreia do Sul, será servida seis vezes por semana.
– Haverá um voo diário para Bali com uma escala em Singapura, como em 2022.
– Haverá cinco voos/semana para Jacarta (Indonésia) com escala em Kuala Lumpur (Malásia).
– Serão realizados voos diários para Banguecoque (Tailândia).
– Na Índia, Mumbai e Deli serão servidas diariamente e haverá cinco voos/semana para Bengaluru, o que representa um voo adicional face ao inverno de 2022.
Serão efetuados voos diários para o Dubai. A KLM vai aumentar a capacidade na rota para Riade e Dammam lançada o ano passado. Estes destinos serão servidos seis vezes por semana, o que representa um voo suplementar em relação ao inverno de 2022.
Os destinos intercontinentais que a KLM vai deixar de servir este inverno incluem Barbados, Kuwait, Bahrein e Muscat. A capacidade libertada por estes voos será utilizada em outras rotas. Os detalhes do programa de voos e as tarifas podem ser consultados em https://www.klm.pt.